domingo, 5 de setembro de 2010

“O BICHO ANDA COM UMA RAIVA QUE EU NÃO SEI DO QUÊ”


Brizola Neto

“Temos um adversário, que o bicho anda com uma raiva que eu não sei de que. O programa está pesado, o programa está baixando o nível. O programa está rasteiro.

- É possível fazer uma campanha com nível elevado. Ninguém precisa baixar o nível da campanha. Ninguém precisa tentar transformar a família em vítima. Ninguém precisa ficar dizendo que está descobrindo o sigilo não sei de quem.”

O trechinho aí é do discurso de Lula em Guarulhos, e que eu reproduzo, em parte, no material que o site de Dilma disponibilizou. Ela mesmo não foi, porque seu neto Gabriel está para nascer lá em Porto Alegre. Mas o outro anjo Gabriel de Dilma foi ao ponto, matando essas explorações:

- Cadê este tal de sigilo que não apareceu até agora? Cadê o vazamento das informações?

Este é o centro da questão: o que é que vazou até agora? Qual é o segredo que foi ilegalmente revelado? O que é que vazou da intimidade fiscal de Verônica Serra?

Sabe-se que alguém conseguiu ilegalmente uma cópia de sua declaração de renda. Mas, até agora, a pessoa poderia ter pegado a declaração e ateado fogo cinco minutos depois. O que aconteceu? Houve chantagem? Houve vazamento para a imprensa, alguém publicou algo sobre a moça?

Nada. Este é o vazamento sem água, como foi o dossiê que ninguém viu, como foi o grampo sem áudio de Gilmar Dantas.

Prestem bem atenção na argumentação do presidente. Vamos começar a trocar esta palavra “sigilo”, que não quer dizer nada, pela palavra “segredo”.

Quebraram o segredo fiscal de Verônica Serra. Sim, qual segredo? Qual é o segredo que se quebrou? Onde saiu alguma informação relativa a isso?

Está evidente que isso foi ação de chantagistas – por dinheiro ou por política – e não uma tentativa de desmoralizar Serra publicamente por uma simples, singela, básica razão: nada veio a público.

No discurso, Lula, que está com o braço numa tipóia por causa de uma tendinite, explicou a atitude de Serra:

- É próprio de quem não sabe nadar e cai na água e fica se batendo até morrer afogado.

Enquanto isso, Lula nada de braçada.”

FONTE: escrito por Brizola Neto e publicado em seu bolg “Tijolaço” (http://www.tijolaco.com/25308).

Nenhum comentário: