quinta-feira, 16 de setembro de 2010

SERRA NO ESPELHO

“Há poucos dias, durante sabatina no jornal "O Globo", no Rio, José Serra caracterizou a disputa presidencial como uma "luta entre um mito e uma proposta". Segundo ele, o "modelo Lula se esgotou", entre outras coisas porque seria uma mistura de "incompetência, desconhecimento da realidade e falta de propostas".

Há, de fato, várias incertezas no horizonte político, sobre as quais os adversários de Dilma especulam o que lhes convém, quase sempre exagerando no apito. Mas a fala de Serra parece se dirigir antes ao espelho, aos tucanos e a seus aliados.

Incompetência, desconhecimento da realidade e falta de propostas...

Qual, afinal, a plataforma da oposição depois que Lula mostrou que o buraco do país é mais embaixo? Serra disse ser, no último debate, o "candidato da democracia". Também insiste que só ele tem a chave do crescimento sustentável.

Mas não foi exatamente a combinação das duas coisas -democracia e prosperidade- que consolidou o mito Lula? Ou a inclusão em escala inédita promovida pelo atual governo não representa, antes de tudo, um avanço democrático? Democracia pressupõe, sim, respeito às liberdades individuais, mas também é, com o perdão da obviedade, criação e ampliação de direitos sociais (sobretudo neste país, ainda terrivelmente desigual).”(...)

[O restante do texto foi aqui omitido, pois descamba para considerações antiLula e antiPT, já tradicionais nos textos do colunista e do jornal Folha, engajados na luta pela volta da direita ao poder, com José Serra].

FONTE: escrito por Fernando de Barros e Silva e publicado na Folha de São Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1509201003.htm). [trecho entre colchetes colocado por este blog]

Nenhum comentário: