sexta-feira, 12 de novembro de 2010

ANISTIA INTERNACIONAL QUER PROCESSO CONTRA BUSH POR AUTORIZAÇÃO DE TORTURA

“Os Estados Unidos devem processar o ex-presidente George W. Bush por tortura, caso a admissão em sua autobiografia de que autorizou o uso de técnicas de afogamento seja comprovada, defendeu quarta-feira (10) a organização Anistia Internacional.

No livro "Decision Points", publicado nesta semana nos Estados Unidos, Bush afirma em uma passagem que autorizou o uso de tortura contra prisioneiros em Guantânamo, ao ser questionado por uma das autoridades de seu governo.

Bush disse que a tortura foi imposta contra três prisioneiros. O ex-presidente alega que a tortura teria "evitado ataques" e "salvado vidas". Em entrevista à rede de TV NBC para promover o livro, ele disse que seu assessor o aconselhou para "não cair no ato antitortura".

O diretor sênior da Anistia Internacional, Claudio Cordone, disse em comunicado: "Sob a lei internacional, qualquer um envolvido em tortura deve ser levado à Justiça, e isso não exclui o ex-presidente George W. Bush."

"Se sua admissão for substanciada, os EUA têm a obrigação de processá-lo", disse ele. "Na falta de uma investigação dos EUA, outros Estados devem atuar e realizar tal investigação por eles mesmos".

FONTE: publicado no portal Vermelho (www.vermelho.org.br) e reproduzido no portal do PT (http://www.pt.org.br/portalpt/noticias/internacional-1/anistia-internacional-quer-processo-contra-bush-por-autorizacao-de-tortura-29401.html)

Nenhum comentário: