sábado, 13 de novembro de 2010

Nº DE SUICÍDIOS DE SOLDADOS DOS EUA NO AFEGANISTÃO SUPERA O DE MORTOS EM COMBATE

EXÉRCITO DOS EUA VIVE 'EPIDEMIA' DE SUICÍDIOS

“O número de suicídios entre veteranos de guerra americanos, especialmente entre homens jovens que serviram no Iraque e Afeganistão, está crescendo, advertiu quinta-feira o secretário dos Veteranos de Guerra, Eric Shinseki.

"Sei que os suicídios estão em alta, mas como quantificá-los em uma população tão grande? Não é possível fazer", declarou Shinseki em entrevista à rádio pública NPR.

Segundo o secretário, nos Estados Unidos há 23 milhões de veteranos de guerra, dos quais oito milhões são assistidos pelos serviços de apoio.

Várias pesquisas revelam uma elevação da taxa de suicídios entre jovens que deixaram o Exército. "Isto é resultado do estresse, do trauma que acompanha quem luta em uma guerra...".

No Exército americano, ocorreu o número recorde de 309 suicídios em 2009, contra 267 em 2008, segundo o Pentágono.

O número de suicídios no Exército entre 2005 e 2009 (1.100) superou o total de soldados americanos mortos em combate no Afeganistão desde 2001 (1.000).”

FONTE: divulgado pela agência francesa de notícias AFP e publicado no portal “Vermelho” (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=141400&id_secao=9) [título extraído do texto e colocado por este blog].

Nenhum comentário: