domingo, 16 de janeiro de 2011
“EL PAÍS” EMBARCA NA PEGADINHA DA GLOBO
[Jornal da direita espanhola aproveitou edição maldosa de imagens feita pela radical tucana TV Globo e também critica governo Dilma. O jornal espanhol omite, não comenta, que a Globo jamais teria coragem de fazer algo semelhante com Serra, Aécio ou Alkmin após as tragédias que ocorrem sempre que chove em São Paulo. A Globo nunca faria com os tucanos algo parecido (como exemplifico acima), isto é, aproveitar imagens deles gargalhando em outros eventos e forçadamente associando-as com as mortes nas enchentes em São Paulo, aparentemente comemorando-as, felizes com a desgraça do povo que todos os anos se repete nessas últimas décadas sob o governo direitista tucano].
Vejamos o texto do "El País":
“Tres días después de la mayor tragedia ambiental de la historia de Brasil, ocurrida en una área de 1.522 kilómetros cuadrados, incluida toda la gran ciudad de Sâo Paulo, sus gentes, que han visto cómo se destruían la mitad de las casas, que están sin luz ni teléfono, sin agua, comida ni medicamentos, se sienten abandonadas a su suerte a pesar de los esfuerzos de los 1.000 agentes desplegados por el Gobierno. Estas fuerzas se confiesan incapaces de llegar a muchos lugares donde ni los cadáveres, ya en putrefacción, consiguen ser retirados.
Mientras tanto impresionan e indignan las imágenes emitidas anoche por el telediario nacional de la red Globo, con más de 40 millones de audiencia, intercaladas con las sangrantes de la tragedia, de la primera reunión ministerial con los 37 nuevos ministros presidida por Dilma Rousseff, en la que aparecían riendo a carcajadas, algunos masticando chicle y con aire de fiesta.”
[Sobre a mesma ação toscamente tendenciosa e irresponsável da TV Globo (no Brasil a mídia ainda pode agir assim, pois não há qualquer regulação), o jornalista Luis Nassif postou hoje em seu blog o seguinte texto]:
GLOBO USA TRAGÉDIA PARA FAZER PEGADINHA
Por Weden
“A Globo resolveu usar a triste situação da Região Serrana do Rio para fazer política. Para isso recorreu a uma edição absolutamente tendenciosa, o que é comum naquela emissora, mas que não se esperava que chegasse a tanto.
No Jornal Nacional, de sexta-feira, 14, os editores utilizaram passagens da reunião ministerial convocada pela Presidente Dilma Rousseff e juntaram as imagens a um texto que tratava enfaticamente da ajuda aos desabrigados e às cidades atingidas.
No texto, a repórter dizia que a tragédia da Região Serrana ocupara boa parte da pauta do encontro interministerial. Mas as imagens mostradas eram de um momento de descontração dos ministros em que mesmo a presidente sorria. A intenção dos editores era mostrar uma cena de descaso com o drama do Estado do Rio.
Essas pegadinhas de edição são muito comuns entre amadores. No youtube, podem ser encontradas centenas delas.
Mas não é hora de profissionais responsáveis pela informação pública brincarem de pegadinha quando o assunto é tão sério.”
FONTE: artigo do jornal espanhol “El País” enviado por Jorge Nogueira Rebolla para o blog do jornalista Luis Nassif (http://www.elpais.com/articulo/internacional/informe/oficial/2008/alertaba/riesgo/supondrian/lluvias/intensas/Brasil/elpepuintlat/20110115elpepuint_13/Tes); (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/el-pais-embarca-na-pegadinha-da-globo#more) e (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/globo-usa-tragedia-para-fazer-pegadinha).
[Imagens e 1º parágrafo entre colchetes adicionados por este blog].
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário