domingo, 16 de janeiro de 2011

INCERTEZA CLIMÁTICA É INCOMPATÍVEL COM O ESTADO MÍNIMO


A ERA DA INCERTEZA CLIMÁTICA É INCOMPATÍVEL COM O ESTADO MÍNIMO

“Os alertas de que 'eventos climáticos extremos vão se repetir com assiduidade desesperadora' por conta do aquecimento global e da desordem ambiental [mundial] bateram à porta de nossa casa. Não são mais alertas, mas fatos incontroláveis: enxurradas que carregam casas inteiras; lama que sepulta centenas de vidas; enchentes avassaladoras. Mortes, consternação, abandono.

É intolerável que a mídia demotucana imponha sua visão reducionista do problema, como se fora mera questão 'administrativa', para encobrir grandes escolhas históricas que estão em jogo.

O fato é que ingressamos num período de turbulência climática [mundial] pior que a turbulência econômica gerada pela supremacia das finanças desreguladas nas últimas décadas.

Na esfera econômica, as promessas neoliberais de um futuro reluzente desembocaram na pior crise mundial do capitalismo desde 1929. A ensandecida lógica que a gerou preconiza na 'cura' uma poção adicional do veneno: mais cortes de gastos e arrocho social para aliviar os fundos públicos e destinar recursos ao pagamento de juros aos rentistas.

Há vínculos incontornáveis entre a mazorca financeira que asfixia povos e nações e a desordem climática que mata 540 pessoas em apenas uma noite de chuva bruta; ou entre os editoriais elegantes que pedem 'ajuste fiscal' e o desconcertante vácuo de governo que faz uma empresa como a SABESP, em SP, abrir as comportas de uma represa sem alertar e remover populações residentes no caminho das águas, como aconteceu em Franco da Rocha (SP).

Diante da entropia financeira e da era de incerteza climática extrema, a sobrevivência da sociedade depende crucialmente de políticas públicas corajosas e inovadoras, só viáveis no escopo de um Estado forte e democrático, diretamente aberto à participação da sociedade para que possa atender ao conjunto dos interesses de uma cidadania cada vez mais espremida em encostas de risco financeiro, social e ambiental.

A agenda do Estado mínimo e dos eternos cortes de gastos, seguidos de mitigações ordinárias após as tragédias, não representa mais apenas o biombo da ganância endinheirada. Representa um aboio sombrio dos que insistem em tanger a sociedade e o futuro humano como gado rumo ao matadouro.”

FONTE: Texto de Saul Leblon na 1ª página do site “Carta Maior” em 15/01 (http://www.cartamaior.com.br/templates/index.cfm) [imagem do google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: