F-5M
“A Embraer Defesa e Segurança assinou em dezembro com a Força Aérea Brasileira (FAB) um novo contrato de modernização de caças F-5, desta vez envolvendo um lote de 11 aeronaves. O negócio está avaliado em cerca de US$ 158 milhões e cada aeronave, comprada do governo da Jordânia, custou em torno de US$ 5 milhões.
Iniciado em 2003, o programa de modernização do primeiro lote de F-5 contemplou 46 aeronaves. Destas, segundo o presidente da Embraer Defesa e Segurança, Luiz Carlos Aguiar, restam apenas duas para serem entregues. A Embraer é contratada principal da FAB no projeto e a empresa israelense Elbit, através da sua controlada Aeroeletrônica, de Porto Alegre, foi subcontratada para transferir a tecnologia de software embarcado para o Brasil. A modernização das 46 aeronaves do primeiro lote custou US$ 285 milhões.
O contrato de modernização envolve entrega de novos sistemas aviônicos (eletrônica de bordo), assentos ejetáveis, novo simulador de voo, estações de solo, equipamentos de apoio ao solo e atualização de publicações técnicas.
O F-5 é um caça tático de defesa aérea e ataque ao solo [lançado na década de 60, há 50 anos], empregado em mais de 20 forças aéreas no mundo. A aeronave foi produzida originalmente pela norte-americana Northrop, que vendeu mais de 1,35 mil unidades do modelo, que ganhou reconhecimento por sua atuação em conflitos no Vietnã.
Por conta de acordo de compensação tecnológica (offset) acertado com a FAB, a empresa Aeroeletrônica [situada em Porto Alegre e de propriedade da israelense Elbit] teve de desenvolver vários sistemas do F-5 no Brasil. Segundo a Aeronáutica, a empresa já cumpriu mais de 85% do offset e a tecnologia também está sendo aplicada na modernização de 54 aviões Bandeirante da FAB, projeto avaliado em US$ 35 milhões.
Outro programa de modernização de aeronaves da FAB, em andamento na Embraer, inclui a frota de 36 caças-bombardeio AMX. O valor do contrato, segundo Aguiar, é da ordem de US$ 600 milhões e também envolve as empresas Elbit/Aeroeletrônica.”
AM-X
O comunicado da Embraer informa que o voo inaugural do protótipo modernizado está programado para o início de 2012. A primeira entrega está prevista para o fim daquele ano."
FONTE: reportagem de Virgínia Silveira publicada no jornal Valor Econômico e transcrita no site “DefesaNet” (http://www.defesanet.com.br/11_01/110117_03_vlr_modernizacao_f5.html) [imagens do Google e trechos entre colchetes adicionados por este blog].
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