quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

PIB CRESCEU 7,8% EM 2010, SEGUNDO CÁLCULO DO BC


A economia brasileira cresceu 7,81% em 2010, segundo o indicador criado pelo Banco Central para antecipar o desempenho econômico do país.

Somente no mês de dezembro, o crescimento foi de 4% em relação ao mesmo período de 2009, segundo o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do BC). Esse foi o oitavo mês consecutivo de desaceleração no crescimento do país.

Na comparação mensal, o crescimento de 0,07% é o menor desde junho, quando o indicador ficou estável.

No quarto trimestre, o crescimento foi de 1% em relação aos três meses anteriores, ante 0,3% no trimestre anterior. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento desacelerou de 7% para 5%.

O IBC-Br é divulgado pelo BC mensalmente com base nas estatísticas de vários setores da economia disponíveis no momento e mostra proximidade com os números oficiais do IBGE, que são divulgados trimestralmente.

Esse indicador é avaliado pelo Copom (Comitê de Política Monetária do BC) no momento de definir a taxa básica de juros, hoje em 11,25% ao ano.”

FONTE: reportagem de Eduardo Cucolo publicada na Folha.com e portal UOL (http://www1.folha.uol.com.br/mercado/876493-economia-cresce-78-em-2010-segundo-calculo-do-bc.shtml) [imagem do Google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: