segunda-feira, 11 de abril de 2011

NOVOS ATAQUES SANGUINÁRIOS AO GUETO DE GAZA - 18 MORTOS


[PODEROSOS AVIÕES E MÍSSEIS ISRAELENSES DE ÚLTIMA GERAÇÃO MATARAM 18 PALESTINOS NO FIM DE SEMANA. A PALESTINA NÃO POSSUI FORÇAS ARMADAS PARA SE DEFENDER]

[O “pretexto” da matança foi a resistência dos palestinos à contínua e crescente invasão militar e ocupação (“com comunidades”) israelense de terras e fontes de água da Palestina. No caso, e como de hábito, Israel diz que agiu “em resposta” [sic] a ataques de resistentes palestinos, que lançaram pedras e minifoguetes artesanais contra os invasores
].

    A contínua e crescente tomada das terras palestinas por Israel

Vejamos a notícia divulgada ontem pela agência espanhola de notícias EFE:

ISRAEL ESTÁ DE ACORDO EM UM CESSAR-FOGO COM AS MILÍCIAS DE GAZA

“Jerusalém, 10 abr (EFE) - O ministro da Defesa israelense, Ehud Barak, declarou domingo (10) que Israel está disposto a um cessar-fogo, com as milícias palestinas na Faixa de Gaza e seus arredores, que ponha fim à escalada de violência que matou 18 palestinos nos últimos três dias.

"Se eles pararem de disparar contra “nossas comunidades” [implantadas à força em terras palestinas invadidas por Israel], deixaremos de disparar. Se deixarem de disparar em geral, haverá calma, será bom", declarou [cinicamente] Barak na manhã de domingo à rádio israelense, segundo o jornal "Haaretz".

Na tarde de sábado, o braço “armado” [sic] do Hamas, as “Brigadas de Izz al-Din al-Qassam”, fizeram chegar a Israel uma oferta de cessar-fogo, informou o jornal, o qual informou que as autoridades israelenses estavam, a princípio, de acordo em aceitar a oferta, mas iam esperar para comprovar se, efetivamente, o Hamas tinha cessado o lançamento de [mini]foguetes desde a faixa.

A noite passada foi relativamente tranquila, embora as milícias palestinas tenham lançado três [mini]bombas contra o território israelense do Neguev ocidental, que caíram sobre o Conselho Regional de Eshkol sem provocar danos graves nem vítimas, informou o serviço de notícias israelense "Ynet".

Um dos projéteis danificou um cabo elétrico e provocou um blecaute em uma pequena área, que durou várias horas.

Nos últimos dois dias, os milicianos palestinos lançaram mais de 120 [mini]foguetes contra Israel, e a [poderosíssima] força aérea israelense [que recebe US$ 3 bilhões por ano dos EUA para se tornar ainda mais moderna e letal] realizou múltiplos [violentos] ataques aéreos “em represália” [sic] que mataram 18 palestinos e feriram meio centena.

A escalada começou depois do disparo na quinta-feira de um [mini]foguete antitanque [artesanal] a partir de Gaza contra um ônibus escolar israelense [que transitava em terras palestinas invadidas por Israel], no qual ficaram feridos o motorista e uma criança.

Trata-se do período mais violento na faixa palestina [no Gueto de Gaza] e seus arredores desde a operação militar israelense que, no final de 2008 e começo de 2009, matou 1.400 palestinos e 13 israelenses.

O Hamas declarou, na quinta-feira passada, um primeiro cessar-fogo que não conseguiu parar as hostilidades.”

FONTE: notícia divulgada ontem (10) pela agência espanhola de notícias EFE. Transcrita no portal UOL (http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2011/04/10/israel-esta-de-acordo-em-um-cessar-fogo-com-as-milicias-de-gaza.jhtm) [título, trechos entre colchetes e imagens do Google adicionados por este blog].

Nenhum comentário: