sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

CHINA ACUSA OCIDENTE DE TER ATIÇADO O EXTREMISMO NO ORIENTE MÉDIO


Edição impressa do Diário do Povo, jornal do PC da China

China acusa Ocidente de ter atiçado extremismo no Oriente Médio

O principal jornal oficial da China, Diário do Povo, acusou na quinta-feira (4), os países ocidentais de terem atiçado o extremismo no Oriente Médio mediante o apoio prestado a grupos oposicionistas antigovernamentais.

É um exemplo clássico de como a alimentação de um tigre pode terminar em desgraça”, escreve o comentarista do jornal, Zhong Sheng.

O autor ressalta que “os fatos comprovam que a permissão aos jihadistas de passar sem nenhum controle para a Síria para participar das operações militares acarreta o crescimento do grupo extremista Estado Islâmico”.

O jornal, que é porta-voz do Partido Comunista da China, é contra a intromissão de forças estrangeiras nos assuntos internos dessa região.

Ao mesmo tempo, o comentarista está de acordo de que a comunidade mundial não deve limitar-se ao papel de simples espectadora da atividade terrorista do Estado Islâmico, mas deve desempenhar papel construtivo, observando rigorosamente o Estatuto da ONU.

Nos últimos meses, os EUA lideram uma coalizão de países que estão bombardeando áreas controladas pelo Estado Islâmico, no Iraque. O grupo também tem realizado ações na Síria, sem autorização do governo local. O presidente Sírio, Bashar al Assad, já afirmou que as investidas contra os terroristas por via aérea não estão surtindo nenhum efeito".

FONTE: da "Voz da Rússia". Transcrito no portal "Vermelho"  (http://www.vermelho.org.br/noticia/254693-9).

Nenhum comentário: