terça-feira, 30 de dezembro de 2014

PETROBRAS RESPONDE À IMPRENSA ACUSAÇÕES DE SER POLUIDORA



[OBS deste 'democracia&política': A imprensa brasileira, a serviço das petroleiras estadunidenses e estrangeiras em geral, continua buscando qualquer pretexto para denegrir, enfraquecer e diminuir o valor da empresa brasileira. Um dos últimos ataques é este, de que a Petrobras é uma das maiores poluidoras do mundo]:

Do blog "Fatos e Dados", da Petrobras:

Posicionamento sobre emissões geradas

"Leia o posicionamento que enviamos a alguns veículos da imprensa sobre as emissões geradas pelas nossas atividades:

A Petrobras esclarece que, em 2013, as atividades da companhia geraram 73,4 milhões de toneladas de gases de efeito estufa (GEE), sendo 17 milhões decorrentes da operação das termelétricas, que correspondem a 23,2% do total de emissões da companhia nesse período. 

A Petrobras reitera que, diferentemente das demais empresas de petróleo, considera as emissões geradas pelas atividades termelétricas em seu inventário, o que, comparativamente, gera um resultado mais alto no total das emissões. 

Se considerarmos apenas as emissões sem as termelétricas, teremos 56,4 milhões de toneladas de gases de efeito estufa, o que coloca a Petrobras bem abaixo do 20º lugar, como aponta o relatório divulgado pela "Thomson Reuters". A geração de energia em 2013, pelas térmicas, foi de 4.043 MW, 49% maior que a energia gerada em 2012.

Em 2014, até o mês de outubro, as atividades da companhia geraram 64 milhões de toneladas de gases de efeito estufa (GEE), sendo 18 milhões decorrentes da operação das termelétricas, que correspondem a 28,2% do total de emissões da companhia nesse período. Atualmente, em função do nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas, a companhia tem despachado suas termelétricas em níveis acima da media usual.

Já em 2012, a Petrobras gerou 67,3 milhões de GEE. Desse total, 12 milhões são decorrentes da operação de termelétricas para geração de energia demandada pela Operadora Nacional do Sistema Elétrico - ONS, órgão responsável pelo coordenação e controle da operação da geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional - SIN, sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL. As termelétricas, nesse ano, geraram 2699 MW de energia e suas emissões de GEE corresponderam a 17,8% do total de emissões emitidos pela companhia.

Observa-se que o aumento no despacho das termelétricas em 2013 levou a uma maior geração de emissões de GEE em comparação a 2012. A atividade das usinas termelétricas está sujeita a variações importantes ditadas pela oferta de energia hidrelétrica disponibilizada para o Sistema Interligado Nacional. Em períodos de baixa disponibilidade hídrica, é esperado haver maior despacho de energia pelas termelétricas, de modo a garantir a oferta imediata de energia e, ao mesmo tempo, evitar uma depleção significativa dos reservatórios das hidrelétricas, o que pode comprometer a segurança do fornecimento de eletricidade.

Além disso, nos anos de 2012 e 2013, a baixa pluviosidade levou a ONS a determinar que as termelétricas do sistema Petrobras despachassem mais energia que o normal, elevando substancialmente os níveis de emissão. No ano de 2013, em particular, as termelétricas despacharam, praticamente, no máximo durante o ano todo. As emissões nesse ano foram particularmente elevadas também em função de escassez de gás natural em determinados períodos – agravada pela elevação dos preços internacionais do gás – o que levou a algumas termelétricas flexíveis quanto ao combustível a usar óleo ou diesel para geração.

Assim, podemos observar que o percentual de emissões relativo à operação das termelétricas vem aumentando nos últimos três anos. No período citado, foi gerada 4.284 MW de energia pelas térmicas.

A companhia também declara que tem apresentado, nos últimos anos, significativa expansão de suas atividades em praticamente todos os segmentos de negócio. A evolução das emissões atmosféricas de gases de efeito estufa na Petrobras está diretamente relacionada ao crescimento da companhia, sendo influenciada pela entrada de novas unidades e/ou projetos, divulgados por meio de documentos oficiais, como por exemplo, o Plano Estratégico (PE) e o Plano de Negócios e Gestão (PNG).

Em 2015, o fator de despacho deverá continuar em nível elevado, sendo as iniciativas de eficiência energética cada vez mais relevantes para redução do consumo energético. Dessa forma, estão sendo implementadas melhorias no processo de gestão da eficiência energética das termelétricas, considerando acompanhamento da eficiência em tempo real.

Além disso, a Petrobras tem investido no maior aproveitamento de gás natural nos poços de produção. Ainda em 2013, a Petrobras alcançou seu recorde anual de aproveitamento de gás, com a utilização de 92,6% do gás associado ao petróleo produzido nas condições de reservatório. Esses resultados reforçam o êxito do "Programa de Otimização do Aproveitamento de Gás Natural" (POAG 2105), que tem permitido a melhoria do desempenho das Unidades Operacionais da companhia."


FONTE: do blog "Fatos e Dados", da Petrobras   (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/posicionamento-sobre-emissoes-geradas.htm).

Nenhum comentário: