domingo, 28 de dezembro de 2014

ALTA PRODUÇÃO DA PETROBRAS CAUSA MAL-ESTAR NA OPOSIÇÃO, MÍDIA E PETROLEIRAS ESTRANGEIRAS




[OBS deste blog 'democracia&política': 

Causou decepção nas petroleiras estadunidenses e estrangeiras em geral e nos seus instrumentos no Brasil os bons resultados da produção da Petrobras.  Até no silêncio sobre os seguidos recordes mundiais recentemente alcançados evidencia-se a decepção na mídia, partidos da direita-PSDB, DEM, PPS e na elite americanófila presente em vários setores da sociedade

As marcas alcançadas pela empresa mostram que ainda não deu certo a custosa, intensa e longa campanha contra a Petrobras para enfraquecê-la, reduzir o seu valor e para poder privatizá-la (estrangeirizá-la) por valor ínfimo (fórmula adotada na privataria tucana). Certamente, não desistirão. Insistirão com maior empenho]

Produção de petróleo e gás natural em Novembro

Do blog "Fatos e Dados", da Petrobras:

Leia nosso comunicado sobre a produção de novembro, divulgado na sexta-feira (26/12):

"A Petrobras informa que sua produção consolidada de petróleo e gás, no Brasil e exterior, foi de 2 milhões 741 mil barris de óleo equivalente por dia (boed) em novembro, ultrapassando a marca dos 2,7 milhões boed pelo quarto mês consecutivo.

Novo recorde diário de produção operada no Brasil

A produção total de petróleo operada pela Petrobras no Brasil, que inclui a parcela operada pela Companhia para seus parceiros, atingiu em novembro 2 milhões 255 mil barris de petróleo por dia (bpd), tendo alcançado em 30 de novembro o recorde histórico de produção diária de 2 milhões 384 mil barris. Já a produção total de petróleo e gás operada pela Petrobras no Brasil, incluindo a parcela operada para empresas parceiras, foi de 2 milhões 762 mil boed no mês.

A produção de petróleo da Companhia no Brasil, por sua vez, foi de 2 milhões 111 mil bpd em novembro, enquanto a produção total de petróleo e gás da Petrobras no Brasil registrou 2 milhões 556 mil boepd, mantendo-se próximas aos volumes alcançados em outubro, de 2 milhões 126 mil bpd e 2 milhões 579 mil boed, respectivamente, e representando um crescimento de 10% ao longo do ano de 2014.

Conforme planejamento da Companhia, foram executadas paradas para manutenção de algumas plataformas no mês de novembro, com destaque das paradas da P-43, da PMXL-1 e dos FPSOs Cidade de Angra dos Reis e Cidade de Paraty. As unidades já voltaram a produzir.

Além das paradas programadas acima citadas, a necessidade de ajuste de parâmetros da planta de processo, bem como interrupções para permitir a entrada de novos subsistemas nas plantas das plataformas P-55, P-58 e P62, levaram à redução pontual de 0,7% na produção observada entre outubro e novembro. Com tais ajustes, a tendência de crescimento da produção deverá ser retomada em dezembro, conforme já indicado pelo recém-divulgado recorde histórico diário de produção própria da Petrobras de 2.286 mil bopd, atingido em 21 de dezembro passado.

Novos poços e sistemas de produção

No dia 20 de novembro, entrou em produção o FPSO Cidade de Ilhabela, no campo de Sapinhoá, localizado no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, com a interligação do poço 3-SPS-69. A plataforma tem capacidade de produzir até 150 mil bpd. O campo de Sapinhoá é operado pela Petrobras (45%) em parceria com a BG E&P Brasil Ltda (30%) e a Repsol Sinopec Brasil S.A. (25%), consórcio que desenvolve o BM-S-9.

Um novo sistema de produção está previsto para entrar em operação até o final deste ano. Está sendo finalizada a operação de montagem da TAD (Tender Assist Drilling) SS-88, que permitirá o início das operações do primeiro poço conectado à P-61 no campo de Papa-Terra, no pós-sal da Bacia de Campos.

No mês de novembro, seis novos poços offshore iniciaram operação nas bacias de Campos e Santos, sendo dois produtores e quatro injetores. Com eles, um total de 69 novos poços já entrou em operação no ano de 2014.

Atualmente estão em operação 18 PLSV (Pipe Laying Support Vessel) – embarcações que dão apoio na interligação de novos poços – a serviço da Petrobras. Com a chegada da embarcação Estrela do Mar no dia 03 de dezembro, o quadro de embarcações previstas para entrar em operação neste ano está completo.

Pré-sal atinge novo recorde diário

No mês de novembro, a produção de petróleo na camada pré-sal atingiu sucessivos recordes diários, destacando-se o último realizado no dia 28 de novembro, de 673 mil bpd. Com o término das paradas programadas dos FPSOs Cidade de Angra dos Reis e Cidade de Paraty em novembro, a tendência de crescimento mensal contínuo da produção de petróleo da camada pré-sal será retomada. Essa tendência já foi comprovada com a recente divulgação da superação do patamar dos 700 mil bpd operados pela Petrobras na província do pré-sal.

Melhoria constante da eficiência operacional

O Programa de Aumento da Eficiência Operacional (Proef), por sua vez, continua acumulando excelentes resultados: no mês de novembro, foi responsável por uma produção superior a 190,5 mil bpd nos sistemas existentes das Unidades Operacionais da Bacia de Campos, Espírito Santo e Rio. Vale também destacar a eficiência de 85,8% alcançada pela Unidade Operacional da Bacia de Campos, a maior dos últimos 55 meses.

Produção de gás natural

A produção de gás natural no Brasil em novembro, excluindo o volume liquefeito, foi de 70 milhões 776 mil m³/dia, 1,8% abaixo do mês de outubro, que foi de 72 milhões 40 mil m³/dia. Esta queda deveu-se à parada programada no início de novembro, e já concluída, da plataforma de Mexilhão (PMXL-1), principal produtora de gás natural na Bacia de Santos.

A produção de gás operada pela Petrobras, que inclui a parcela operada para as empresas parceiras, foi de 80 milhões 612 mil m³/dia, volume 1,4% abaixo do registrado em outubro, 81 milhões 785 mil m³/dia. Vale ressaltar que 94,8% desse gás foi aproveitado, seja para fornecimento ao mercado, seja para geração de energia nas plataformas ou reinjeção nos reservatórios para elevar a produção de petróleo.

Produção no exterior em novembro é de 185,1 mil barris de óleo equivalente

No exterior foram produzidos, no mês de novembro, 185,1 mil barris de óleo equivalente por dia (boed), representando um redução de 14% em relação aos 215,2 mil boed produzidos no mês anterior.

A produção média de óleo em novembro, de 99,4 mil barris de óleo por dia (bpd), ficou 15,7% abaixo dos 117,9 mil bpd produzidos em outubro. A produção média de gás natural no exterior foi de 14 milhões 554 mil m³/d, 12% abaixo do volume produzido no mês de outubro, que foi de 16 milhões 547 mil m³/d. Essas reduções são devidas, principalmente, à conclusão da transferência dos ativos no Peru, desinvestimento divulgado em 2013.

Produção informada à ANP

A produção total informada à ANP em novembro foi de 10.265.449 m³ de óleo e 2.543.977 mil m³ de gás. Este volume corresponde à produção total das concessões em que a Petrobras atua como operadora. Não estão incluídos os volumes de xisto, LGN e produção de parceiros onde a Petrobras não é operadora."


FONTE: do blog "Fatos e Dados", da Petrobras  (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/producao-de-petroleo-e-gas-natural-em-novembro.htm). [Título e trecho inicial entre colchetes acrescentados por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: