segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Datafolha: 75% APROVAM GOVERNO DILMA


Pesquisa aponta que 75% aprovam governo Dilma Rousseff

"Contrariando artigos de personalidades enterradas e revelando a falta de capilaridade social da insistente onda golpista, pesquisa Datafolha divulgada no domingo (7) mostrou que 75% (42% consideram "boa ou ótima", 33% regular) aprovam o governo da presidenta Dilma Rousseff.

Outro ponto avaliado foi o combate à corrupção. Pesquisa revela que, para os brasileiros (40%), nunca houve tanta punição aos corruptos como hoje.

A pesquisa também apontou que bandeiras como saúde (43%) e segurança (18%) são os assuntos que mais preocupam os brasileiros. Somente 24% como ruim ou péssimo.

Democracia

Pesquisa Ibope, também publicada no domingo (7), indicou que a satisfação dos brasileiros com o regime democrático cresceu 13% em 2014 e atingiu o melhor nível desde 2010. De acordo com o levantamento, 39% dos brasileiros estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o regime democrático.

A pesquisa também apresentou diferença entre regiões. O índice de satisfação atinge 50% no Nordeste e apenas 32% no Sudeste.

O dados alertam sobre o clima da atual conjuntura política. Por que a região supostamente mais "moderna" do Brasil estaria cultivando um sentimento como esse?"

FONTE: da Redação do "portal Vermelho", com informações da agências  (http://www.vermelho.org.br/noticia/254878-1) 
Governo corrupto, então, é o que mais investiga e pune corrupção?

Por Fernando Brito




"A pesquisa Datafolha divulgada domingo tem um dado muito mais significativo do que os que são destacados na [capciosa] manchete ”Datafolha mostra que 68% responsabilizam Dilma por corrupção” ou a de que nem o episódio de corrupção ocorrido na Petrobras e, sobretudo, nem a intensa campanha acusatória na mídia foram capazes de ferir mortalmente a popularidade da Presidenta Dilma Rousseff na opinião pública.

Esse dado está expresso aí em cima, onde é a percepção de que seu Governo investiga e pune atos de corrupção é avassaladoramente maior do que a de qualquer outra administração nas últimas três décadas da história deste país. E, se dermos de barbada que não havia combate democrático à corrupção durante a ditadura, onde a rara punição a atos corruptos misturava-se e encobria, na verdade, a perseguição a inimigos políticos do regime, é de Dilma o maior reconhecimento ao combate e punição à corrupção até onde nossa memória possa alcançar.

Dos cerca de 80% que deram opinião, os 46% que creem que seu governo foi o que mais investigou e os 40% o que mais puniu representam a maioria dos que têm algum julgamento formado. E revela que, apesar do massacrante noticiário e da revelação de fatos seriíssimos, não se repete o mesmo convencimento sobre a “quantidade” de corrupção.

Imaginem se a “privataria tucana” tivesse tido um volume e um tom na mídia assemelhado a este, o que teríamos?

A tal “responsabilização” da manchete é uma exploração cavilosa e que se presta mais à campanha de desestabilização do governo eleito que a qualquer outro sentido.

Se perguntarem à Presidente, a mim, ou até a você se acha que ela tem responsabilidades no caso, não tenho dúvida em dizer que a resposta seria sim, porque ela, na qualidade de Chefe de Estado, tem óbvia responsabilidade sobre a maior empresa estatal deste país.

Tanto que, há meses, tenta exercê-la, pedindo [sem êxito] que se liberem à Presidência as informações obtidas no processo de investigação judicial para que, com elas, possa punir quem eventualmente ainda esteja na empresa ou no Governo.

Porque um governante não pode ir mais fundo neste processo sem conhecer além do que é vazado seletivamente para a imprensa]  quem é acusado, de que é acusado e o que há de concreto na acusação, mesmo como indício.

Quando se cobra uma postura mais agressiva do Governo diante do caso, é exatamente isso o que se quer dizer.

Como é que um governo pode ter, na mídia de todos os dias, uma intensa campanha apontando-lhe corrupção e ele próprio não pode ter acesso às informações, exceto àquelas que a imprensa, com tem poucos filtros éticos, publica.

Exemplo: o principal operador da roubalheira, Paulo Roberto Costa, negou, no único depoimento público que fez – o que ocorreu na semana passada, na CPI do Congresso -, ter tratado com Lula ou Dilma de qualquer situação desse tipo. Mas a versão pública, criminosamente espalhada pela "Veja" na antevéspera da eleição, é a de que “eles sabiam”. E quem a fez – se é que a fez, porque nem isso se sabe – é um bandido notório, já condenado e já traidor de um acordo de delação premiada: Alberto Youssef, o lavador de dinheiro da Paulo Roberto.

Só isso mostra a politização daqueles que deveriam conduzir esse processo com isenção: a "Veja" pode receber as informações “sigilosas”, mas a suprema mandatária da Nação, não.

O resto é puro partidarismo midiático.

Tanto que, sem medo de incorreção e muito além de qualquer “margem de erro” possível, a pesquisa poderia ser anunciada como “Brasileiro acha que corrupção nunca foi tão  investigada e punida como no Governo Dilma”.

Tanto que ela comprova que os brasileiros concordam com a frase que ficou famosa na campanha, a de que os corruptos dos governos tucanos “estão todos soltos” e impunes, porque FHC só perde, e de pouco, para o Governo Collor nos quesitos “investigar e punir”.

Mas não é combater a corrupção o que pretende [a mídia e a oposição], é combater a vontade popular expressa na eleição e carregar as nuvens de tempestade da economia para manter o governo eleito como refém.

Não é só roubando dinheiro público que se comentem crimes contra o povo brasileiro."

FONTE da complementação 1: escrito por Fernando Brito em seu blog "Tijolaço"  (http://tijolaco.com.br/blog/?p=23556).

COMPLEMENTAÇÃO 2
Datafolha: 40% diz que nunca houve tanta punição aos corruptos como hoje

Para desespero da imprensa....Pesquisa Datafolha diz: As revelações da Operação Lava Jato não provocaram alteração relevante na imagem da presidenta Dilma.Para 42%, a gestão Dilma é boa ou ótima.É a mesma taxa de outubro



A imprensa tenta, tenta, tenta e não consegue eleger tucano para a Presidência da República. O jornal "Folha de São Paulo", ao contrário do que fez o "Estadão" anos atrás, não declarou votos abertamente para o PSDB. Não precisa. Os editoriais do jornal mostram diariamente de que lado ele está. Hoje, o jornal publicou uma pesquisa sobre a responsabilidade da presidenta no caso da Petrobras e acabou descobrindo que a taxa de aprovação ao governo Dilma não sofreu alteração desde o fim da eleição. Apesar da imprensa.

E mais: A menos de um mês da posse de seu novo mandato, metade [da população] acha que a presidente fará uma gestão melhor ainda.

De tanto a imprensa divulgar só notícias negativas contra o governo Dilma, de tanto os jornais e TV mostrarem só as notícias ruins contra Dilma e esconder a roubalheira do PSDB, como por exemplo a corrupção e propina nos trens e metrôs de São Paulo, a pesquisa da "Folha" (Datafolha) mostra que 68% responsabilizam Dilma por corrupção.

Estranho seria se o resultado da pesquisa fosse outro. Toda a imprensa martela na cabeça dos brasileiros durante "25" horas a história das empreiteiras e Petrobras.

Mais de 68% responsabilizariam o governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), se a imprensa resolvesse publicar com seriedade os escândalos que envolvem o PSDB e a corrupção dos trens e metrôs em São Paulo, e os políticos do PSDB envolvidos com propinas entre as construtoras e Petrobras...

E se a imprensa resolvesse manchetear todos os dias que empresas investigadas por propinas e corrupção no Metrô bancaram 56% da campanha de Alckmin? As empresas investigadas também doaram para Aécio Neves.

E se a imprensa resolvesse publicar os nomes dos tucanos que também receberam propinas da Petrobras? Até agora, só se falou que ex-presidente do PSDB Sérgio Guerra, que extorquiu a Petrobras e recebeu 10 milhões. E os tucanos que estão vivos? O juiz Sério Moro diz que não pode falar nos nomes dos tucanos vivos por que eles tem Foro Privilegiado... Mas, vaza quando o nome não é do PSDB.

Apesar de a imprensa torcer contra....

Para desespero do jornal.... que diz: "Apesar disso", as revelações da Operação Lava Jato não provocaram alteração relevante na imagem da presidente.

Para 42%, a gestão Dilma é boa ou ótima. É a mesma taxa de 21 de outubro, quando, no final da eleição-- com propaganda diária na TV--, ela atingiu seu melhor patamar desde junho de 2013.

Já a desaprovação sofreu leve mudança: eram 20% os que julgavam Dilma ruim ou péssima, são 24% agora. A margem de erro é de dois pontos.

A presidenta Dilma chega à véspera do início de seu segundo mandato com 50% do eleitorado achando que ela fará um bom governo daqui para frente.

O patamar é melhor que o do tucano Fernando Henrique Cardoso na véspera de seu segundo mandato, em 1998 (41%). O Datafolha não fez essa pergunta antes da segunda posse de Lula.

No governo Dilma, nada se engaveta.
A preocupação com a corrupção tem caído. Em junho, era o principal problema do país para 14%. Agora, para apenas 9%. Saúde segue líder desse ranking com 43% das citações; seguida de violência/segurança, com 18%.

Além disso, 40% acham que nunca houve tanta punição aos corruptos como hoje.





FONTE: do blog "Os amigos do Presidente Lula"  (http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2014/12/datafolha-40-acham-que-nunca-houve.html).
[As duas últimas imagens foram obtidas no "Blog da Cidadania" (http://www.blogdacidadania.com.br/2014/12/folha-manipula-grafico-e-inverte-dado-da-pesquisa-datafolha/)]

Nenhum comentário: