sábado, 27 de junho de 2015

NOVO AVIÃO AGRÍCOLA DA EMBRAER FEZ 1º VOO PÚBLICO



                       Ipanema 203
 
Novo avião agrícola da Embraer fez primeiro voo público na 4ª feira 

"O novo avião agrícola desenvolvido pela Embraer, o Ipanema 203, fez seu primeiro voo público de demonstração na quarta-feira, 24, em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. A iniciativa foi programada para a abertura do congresso anual promovido pelo "Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola" (Sindag). As demonstrações aéreas ocorreram às 7 horas e às 9 horas. A aeronave ficará em exposição estática no estande da Embraer até o encerramento do evento, na sexta-feira, 26.

Lançado durante a Agrishow, em abril, o Ipanema 203 é uma evolução do produto que é líder em seu segmento, com mais de 60% de market share no Brasil e mais de 1.360 unidades vendidas, informa a Embraer, em comunicado. O novo modelo tem 2 metros a mais de envergadura de asa em relação ao anterior e é produzido na unidade da empresa, em Botucatu, oeste de São Paulo.

Segundo a Embraer, trata-se da primeira reformulação do produto desde 2005, quando o Ipanema 202 se tornou a primeira aeronave produzida em série no mundo a sair de fábrica certificada para voar com etanol (álcool hidratado), mesmo combustível utilizado em automóveis.

No campo

Líder no mercado de aviação agrícola no Brasil, o Ipanema é utilizado principalmente na pulverização de fertilizantes e defensivos agrícolas. As principais culturas que têm demandado o avião são: algodão, arroz, cana-de-açúcar, citros, eucalipto, milho, soja e café. Ele também pode ser utilizado para espalhar sementes, combater vetores e larvas, no combate primário a incêndios e povoamento de rios.

O diretor da Unidade da Embraer em Botucatu, interior paulista, Alexandre Solis, informa que, além de maior produtividade na lavoura, o Ipanema 203 oferece mais conforto e segurança ao piloto. Segundo ele, o equipamento tem novo sistema de ar condicionado, além de cinto de segurança com air bag e cabine com novos conceitos ergonômicos, como alavancas de comando mais acessíveis e pedais com ângulos mais suaves."

FONTE: da revista "IstoÉ Dinheiro". Transcrito no portal da FAB  (http://www.fab.mil.br/notimp#n89672).

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