quinta-feira, 18 de junho de 2015

JUIZ MORO SE DECLAROU SUSPEITO PARA ATUAR CONTRA O DELATOR YOUSSEF POR "RAZÃO DE FORO ÍNTIMO"




Moro já se declarou suspeito para analisar inquérito contra Youssef

O juiz Sérgio Moro se declarou “suspeito”, em 2010, por “razão de foro íntimo”. 

"Saiu no 'Diário do Centro do Mundo', com informações do [jornal autodeclarado tucano] 'Estadão':

EM 2010, MORO SE DECLAROU SUSPEITO PARA ANALISAR INQUÉRITO CONTRA YOUSSEF

Do Estadão:

"O juiz Sérgio Moro, responsável pelas ações penais da Lava Jato na Justiça Federal no Paraná, rejeitou o argumento da defesa do ex-diretor da Petrobrás Renato Duque, que alega que o magistrado não poderia cuidar dos casos envolvendo o doleiro Alberto Youssef por já se ter declarado “suspeito” para analisar um inquérito contra ele em 2010 por “razão de foro íntimo”. Na decisão, o juiz rejeita o recurso da defesa do ex-diretor que pede que ele se afaste das ações da "Lava Jato".

No despacho de terça-feira, 16, Moro rebate os argumentos que vêm sendo utilizados pelas defesas de vários réus da "Lava Jato". Ele explica que, naquele caso, de 2010, se declarou suspeito para atuar em um inquérito contra Youssef por entender que as investigações da Polícia Federal contra o doleiro, na época, se baseavam em uma discordância do delegado com o acordo de delação de Youssef.

Como entendia que as diligências requeridas pela autoridade policial [para investigar Youssef] deveriam ser indeferidas, preferi declarar a minha suspeição, uma vez que, em sua origem, o inquérito estava motivado por mera discordância quanto aos termos do acordo (de delação premiada)”, assinala o magistrado."

FONTE: do portal "Conversa Afiada"   (http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2015/06/17/moro-ja-se-declarou-suspeito-para-analisar-inquerito-contra-youssef/). [Título e trechos entre colchetes acrescentados por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: