[Mortíferas "retaliações" israelenses contra a Faixa de Gaza e os "terroristas" palestinos que resistem armados com pedras contra as poderosas forças invasoras e lançam minifoguetes artesanais. A violenta tomada de territórios da Palestina, para nelas criar novas "colônias" israelenses é um processo contínuo (ver mapa abaixo). Os palestinos são proibidos de ter forças armadas para se defender]
Do "Jornal GGN"
"A Organização das Nações Unidas (ONU) publicou relatório que indica que Israel e grupos "armados" [sic] palestinos "possivelmente" cometeram crimes de guerra durante o conflito na Faixa de Gaza, em 2014. A investigação foi solicitada pelo Conselho dos Direitos Humanos da ONU.
O resultado da coleta de "informações substanciais" da Comissão Independente de Inquérito da ONU foi um saldo de pelo menos 2.140 palestinos mortos, dos quais 1.462 civis e um terço formado por crianças, além de 73 israelenses, maioria soldados, que morreram no conflito de sete semanas de julho a agosto do último ano.
“A extensão da devastação e o sofrimento humano em Gaza foi sem precedentes e terá impacto sobre as gerações futuras”, disse a presidenta da comissão e juíza de Nova York, Mary McGowan Davis, em comunicado.
Segundo as conclusões do relatório, as forças israelenses realizaram mais de 6 mil ataques aéreos contra Gaza [não foi divulgada a quantidade de bombas e mísseis lançados] e dispararam cerca de 50 mil tiros de tanques e outros tipos de artilharia [morteiros etc], deixando, além de 2.140 mortes [e feridos não contabilizados], a "destruição maciça de infraestruturas civis", que provocaram mais de 100 mil moradores desabrigados até hoje.
De acordo com o relatório da ONU, a destruição pode ser atribuída à utilização por Israel de armas com amplo poder de destruição e morte, particularmente nas áreas densamente povoadas de Gaza.
Do outro lado, houve o disparo de 4.881 [mini]foguetes e 1.753 morteiros contra Israel no mesmo período do ano passado, deixando 6 (seis) civis mortos e ferindo pelo menos 1.600 pessoas [a ONU não divulgou as dezenas de milhares de feridos palestinos].
A Organização também identificou reflexo do conflito na Cisjordânia [invadida e ocupada], onde 27 palestinos foram mortos e 3.020 ficaram feridos em confrontos com as forças de segurança israelenses.
“Apenas esperamos que nosso relatório contribua de alguma maneira para acabar com o ciclo de violência”, disse Davis.
(Leia os relatórios, resumido e detalhado, na íntegra, ainda em versão apenas em inglês:
Report of the detailed findings of the Commission of Inquiry on the 2014 Gaza Conflict
Report of the Independent Commission of Inquiry on the 2014 Gaza Conflict)
FONTE: do "Jornal GGN com informações da ONU BR (http://jornalggn.com.br/noticia/onu-divulga-resultados-do-conflito-na-faixa-de-gaza). [Imagens e trechos entre colchetes acrescentados por este blog 'democracia&política'].
Nenhum comentário:
Postar um comentário