sábado, 20 de junho de 2015

INAUGURADO NA BAHIA O MAIOR POLO PETROQUÍMICO DO HEMISFÉRIO SUL






Dilma inaugura o maior polo petroquímico do hemisfério Sul em Camaçari (BA). Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

"A presidenta Dilma Rousseff saudou a inauguração do complexo acrílico da Basf em Camaçari (BA), na sexta-feira (19), o maior na área petroquímica do hemisfério Sul. Destacou que a produção de ácido acrílico e de polímeros superabsorventes, inédita no Brasil e na América do Sul, preenche uma lacuna na cadeia petroquímica brasileira, o que permitirá agregar importante valor e competitividade a esse segmento industrial.

Com esse investimento, novas plantas industriais virão para Camaçari, para se beneficiar dos insumos que serão produzidos neste complexo, disse. E o Brasil passará da condição de importador para exportador de matérias-primas essenciais para a indústria química, com impactos importantes sobre a balança comercial e sobre a economia brasileiras.

Tudo isso pode ser traduzido no resultado que mais nos interessa: mais emprego e renda para os baianos e mais desenvolvimento para o Brasil. Por isso é muito gratificante estar aqui, inaugurando uma das maiores e mais modernas plantas de produção acrílica do mundo”.

A presidenta lembrou a importância da indústria petroquímica para o emprego e a renda no País, citando, como exemplo, o próprio Polo de Camaçari, criado há 37 anos.

Em 29 de junho, Camaçari passou a figurar no mapa do Brasil como sede do primeiro complexo petroquímico planejado do País, gerando grande quantidade de empresas a este local. Portanto, de 37 anos para cá, dezenas de empresas de diferentes setores, de áreas mais diversas, se instalaram neste polo e aqui criaram oportunidades de emprego, renda e desenvolvimento para a Bahia e para o Brasil. Industrializando uma região do País que temos a obrigação e o empenho de industrializar”, enfatizou."


FONTE: Blog do Planalto  (http://blog.planalto.gov.br/complexo-de-camacari-transforma-brasil-em-exportador-de-produtos-essenciais-a-industria-quimica/).

Nenhum comentário: