segunda-feira, 7 de setembro de 2015

CULPEM OS EUA, E NÃO A CHINA PELO COLAPSO NAS BOLSAS




Culpem os EUA não a China

"A culpa do colapso dos mercados mundiais registrado recentemente é da 'Reserva Federal' dos EUA e não do 'Banco Central da China', como dizem alguns economistas, afirma o político estadunidense republicano Ron Paul na sua página na Internet (http://www.ronpaulinstitute.org). 

[OBS deste blog 'democracia&política': Ronald Ernest "Ron" Paul (Pittsburgh20 de agosto de 1935) é médico e político estadunidense, ex-membro da Câmara dos Representantes do Congresso dos Estados Unidos. Foi candidato à presidência em 1988, 2008 e 2012. É pai do Senador Rand Paul, do estado de Kentucky, um dos líderes do movimento ultraconservador da direita "Tea Party" (fonte: Wikipedia). Está certo o seu diagnóstico das causas do colapso dos mercados. Contudo, as soluções que ele aponta no artigo abaixo são aquelas da direita, que beneficiam o grande mercado financeiro internacional].

Da agência estatal francesa de notícias AFP

Segundo o especialista norte-americano, as “políticas inflacionárias da Reserva Federal distorcem a economia, levam a formação de ‘bolhas’, que por sua vez criam um mercado de valores em alta e a ilusão da prosperidade generalizada”, pelo que “inevitavelmente a ‘bolha’ rebenta, o mercado colapsa e a economia afunda-se numa recessão”.

Ron Paul aponta também “falhas do sistema monetário dos EUA”, dado este permitir ao banco central fixar as taxas de juros, o que é “uma receita para o caos econômico”. Na sua opinião, “as taxas de juros são o preço do dinheiro e, tal como todos os preços, devem ser fixadas pelo mercado e não pelo banco central e seguramente não pelo Congresso”.

Quando as ‘bolhas’ rebentam”, advoga o político republicano, “o Congresso e a Reserva Federal devem abster-se de tratar de ‘estimular’ a economia”, pois “para que a economia se recupere plenamente devem permitir que a recessão siga o seu curso”. Essas medidas para estimular a economia, defende Ron Paul, podem ajudar a curto prazo, mas com o tempo “vão conduzir a um colapso no valor do dólar e a uma crise mais severa do que a Grande Depressão”.

Ironicamente, refere, o fato de a China ser um grande comprador de títulos do Tesouro dos EUA tem ajudado o país a adiar o dia do “ajuste de contas”. Sublinhando que o financiamento da dívida norte-americana se deve ao estatuto do dólar como moeda de reserva mundial, Ron Paul adverte que a política de Washington irá levar ao aparecimento de outra moeda (ou moedas) para substituir o dólar como moeda de reserva. “Se isso acontecer”, diz, “o dólar norte-americano vai enfrentar uma grande crise”.

FONTE: d
a agência estatal francesa de notícias AFP. Publicado no Jornal "Avante", de Portugal, e transcrito no portal "Vermelho"  (http://www.vermelho.org.br/noticia/269879-9).

Nenhum comentário: