quinta-feira, 30 de julho de 2009

GABEIRA, SARNEY, NAMORADOS E NAMORADAS

ILEGALIDADE E IMORALIDADE OCORRERAM QUANDO O DEPUTADO FERNANDO GABEIRA LEVOU A NAMORADA PARA PARIS COM DESPESAS PAGAS COM DINHEIRO PÚBLICO?

IMPRENSA NÃO VIU PROBLEMA MAIOR PORQUE, MESES DEPOIS, GABEIRA CASOU COM ELA.


Nos últimos dias, a imprensa abordou muito o problema de vínculo de namoro da neta de Sarney:

“O ministro José Antônio Dias Toffoli, advogado-geral da União, afirmou no programa Roda Viva, transmitido ao vivo pela TV Cultura na noite de segunda-feira (27) que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), alvo de recentes denúncias, não praticou nepotismo. Sobre a nomeação do namorado da neta de Sarney, ele disse: "do ponto de vista legal, estritamente jurídico, não existe ilegalidade, pode se falar em uma eventual imoralidade. Aliás, nesse caso nem se pode aplicar o nepotismo, pois não há uma relação de vinculo, de casamento, mas de namoro".

Sobre a nomeação de cargos de confiança, o entrevistado foi enfático: "Eu acho que diminuir o número de cargos em comissão é mais importante do que discutir nepotismo. E esse debate aprimora isso. Quem sabe não sai uma medida provisória para diminuir os cargos em comissão."

O tema pré-sal também foi abordado pelo ministro, que o considera um bem valioso para o Brasil. “O pré-sal é um tesouro que Deus deu a esse país, à nação brasileira.

E é necessário nós pensarmos em duas situações. Quando foi feita, em 1995, a mudança constitucional do monopólio da Petrobras, não se quebrou o monopólio da União, ou seja, todo o petróleo que está no subsolo do território brasileiro, ou no seu mar territorial, é da nação brasileira, do povo brasileiro."

O entrevistado falou ainda sobre o combate à corrupção pelo atual governo. “O presidente Lula foi o Presidente da República que mais permitiu investigações nesse país. O presidente Lula nomeou quatro vezes seguidas o procurador geral da república escolhido pela categoria. No governo do presidente Lula, nos dois mandatos, está sendo a época que a Polícia Federal mais agiu, mais vezes fez operações em ações que envolveram não só pessoas pobres, que são normalmente os clientes da Polícia Federal. No governo do presidente Lula, ele tem feito ações veementes no combate à corrupção".

O papel da imprensa também teve destaque durante a entrevista. "A imprensa brasileira cumpre um papel extremamente importante num estado democrático de direito. É isso que eu defendo. Eu assumi a Advocacia Geral da União e ela era fechada para a imprensa. Nós aumentamos em 1500% o número de citações diárias da Advocacia Geral da União. Eu acho que o Estado e as instituições têm que se abrir para a imprensa. Não pode ter medo."

O programa, apresentado por Heródoto Barbeiro, teve como entrevistadores, Claudio Abramo, diretor-executivo da ONG Transparência Brasil; Rui Nogueira, chefe de redação da sucursal de Brasília do jornal O Estado de S.Paulo; Mônica Bergamo; colunista da Folha de S.Paulo; e o advogado Gabriel Ferreira."

FONTE: texto do site “Vermelho”, em 28/07/2009, sobre o programa “Roda Viva” da TV Cultura.

Nenhum comentário: