domingo, 18 de setembro de 2011

SARKOZY ENRASCADO COM “CAIXA 2”



Depoimento reforça acusação de caixa-dois contra Nicolas Sarkozy

“A situação legal do presidente da França, Nicolas Sarkozy, pode estar ficando mais complicada. Em depoimento à Justiça na última quarta-feira (14/09), uma ex-contadora da empresária Liliane Bettencourt, herdeira do grupo L’Oreal, confirmou que a milionária fez doações não declaradas à campanha presidencial de Sarkozy em 2007.

Claire Thibout, de 53 anos, confirmou ao juiz declarações que já havia feito à imprensa. Seu advogado, Antoine Gillot, reforçou o vínculo entre Liliane e Sarkozy, reafirmando seu "envolvimento neste caso desde o início”.

O advogado acusou o presidente francês de se reunir duas vezes com Liliane Bettancourt no Palácio do Eliseu, sede do governo francês, desde que as investigações começaram. Sarkozy teria sido informado “quase em tempo real” sobre as decisões dos juízes.

A contadora contou que, na mansão da família Bettencourt, circularam envelopes com dinheiro para serem distribuídos a várias pessoas, incluindo políticos. Um desses envelopes, com 150 mil euros, teria sido entregue por Patrice de Maistre, então administrador do patrimônio de Bettencourt, a Eric Woerth, ex-ministro e tesoureiro da UMP, partido de Sarkozy, para financiar sua campanha.

O caso veio a público em um livro escrito por dois repórteres do jornal “Le Monde”, que, citando declarações de juízes sobre a investigação, relataram como o presidente da França teria recebido "caixa-dois" na campanha em que derrotou a socialista Segoléne Royal.”

FONTE: portal do jornalista Luis Nassif  (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/depoimento-reforca-caixa-dois-de-sarkozy#more) [imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: