terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

POR QUE FHC FOGE COMO DIABO DA CRUZ DAS COMPARAÇÕES

(Utilizar 'zoom' para melhor visualizar)

POR QUE FHC ANDA TÃO AMARGURADO?


“O infográfico acima, publicado no jornal “Valor Econômico” [insuspeito nesse caso por ser propriedade dos grupos tucanos “Folha” e “Globo”] na quinta-feira (21) explicou porque o ex-presidente FHC anda tão amargurado. Ele foge como o diabo da cruz das comparações entre o seu triste reinado e as gestões de Lula e Dilma. Sabe que isso é fatal para o sonho tucano de retornar ao poder em 2014.

Por isso, ele se antecipou à festa dos dez anos do PT no governo e divulgou um vídeo criticando as comparações. Para FHC, isso [comparar] é “picuinha”, é “coisa de criança”. Na prática, ele parece uma criança mimada – ou um senil rejeitado!

No vídeo, o vaidoso ex-presidente resmungou: “Uma coisa engraçada é o modo de o PT comemorar. Em vez de ficar satisfeito com o que fez, não: fica falando o que o outro não fez… No meu governo, eu mudei o rumo do Brasil, que estava muito desorganizado”. Ele só não explicou porque seus candidatos – duas vezes José Serra e uma vez Geraldo Alckmin – foram derrotados nas urnas. Também não explicou porque ambos tentaram, ao máximo, evitar a sua presença nos palanques e nos programas eleitorais de rádio e tevê.

Aécio Neves, o cambaleante presidenciável do PSDB, até que tentou na semana [passada] embelezar a “herança maldita” de FHC, o seu “guru”. Em discurso no Senado, na quarta-feira, mesmo dia da festa que reuniu Lula e Dilma para comemorar os avanços dos últimos 10 anos, ele atacou os “13 fracassos do PT”. Mas o senador mineiro não convenceu nem os tucanos. Alguns até criticaram o uso do número 13 – escolha que divulga a sigla adversária. Ele recebeu críticas também da mídia amiga, que sabe que as comparações são fatais.

Já Lula e Dilma deixaram explícito, na festança em São Paulo, que vão usar ao máximo os números expostos no infográfico acima para fustigar o PSDB, o principal partido da oposição neoliberal no Brasil. Em seu discurso, o ex-presidente chamou os tucanos para a briga. “Eu vi o nosso querido ex-presidente nervoso dizendo que ‘isso é coisa de criança, o PT não cresceu’. A gente ficar oito anos falando ‘nunca antes na história desse país’ irritou. Nós não temos medo de comparação”.

Lula também fustigou a mídia privada. “Na ausência dos partidos de oposição, um setor [quase 100%] da imprensa faz oposição. Quando eu critico a imprensa, eles dizem: ‘Lula ataca a imprensa’. Quando me atacam, dizem: ‘A gente fez uma crítica’”.

Já a presidenta Dilma, que tem assumido postura política mais desenvolta e aguerrida, foi no mesmo rumo. Ela criticou a herança maldita de FHC e até deu umas alfinetadas, de leve, nos “estardalhaços” da mídia – o que mostra mais uma vez a incoerência do governo nesse terreno.”

FONTE: escrito por Altamiro Borges, em seu blog, e transcrito no portal “Viomundo” (http://www.viomundo.com.br/politica/altamiro-borges-por-que-fhc-anda-tao-amargurado.html). [Imagem do Google e trechos entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: