segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

PRÉ-SAL ESTIMULA O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO BRASILEIRO



Tecnologia: desenvolvemos superligas para superar os desafios do pré-sal

Do blog "Fatos e Dados", da Petrobras

"As bacias brasileiras estão entre os ambientes mais adversos do mundo para ação de agentes corrosivos nos equipamentos de produção de óleo e gás, em função de suas diferentes profundidades, temperaturas e pressões. Desenvolver e selecionar os materiais para os equipamentos usados nos campos do pré-sal é, por isso, uma atividade complexa que tem contribuído para a geração de soluções inovadoras, permitindo superar os desafios da produção em águas profundas. À frente dessa missão, está a equipe do "Laboratório de Corrosão e Seleção de Materiais" do nosso Centro de Pesquisas (CENPES).

Entre 2010 e 2012, a equipe concluiu, em parceria com indústria metalúrgica internacional, o desenvolvimento do aço inoxidável "17 Cromo" e a avaliação da adequação do uso do aço inoxidável "Super Martensítico 13Cr" para as condições do pré-sal. As duas ligas já foram aplicadas em campos do pré-sal na costa sudeste do Brasil, gerando economia de US$ 300 milhões à Petrobras.

“Pelas grandes demandas do pré-sal, precisamos acelerar o desenvolvimento de materiais anticorrosivos que aumentem a sobrevida ou apontem para o uso de novas ligas, ao mesmo tempo em que a questão de redução de custos é primordial”, explica Carlos José Bandeira de Mello Joia, responsável pelo trabalho desenvolvido no laboratório.

Leia a matéria “Superligas do pré-sal” publicada na última edição da revista Magazine e conheça o trabalho do Laboratório, realizado em sinergia com a indústria metalúrgica e os centros acadêmicos, que tem desenvolvido ligas resistentes e de alta tenacidade para atender à demanda acelerada do pré-sal."


FONTE: do blog "Fatos e Dados", da Petrobras. Postado originalmente em "Tecnologia e Inovação"  (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/tecnologia-desenvolvemos-superligas-para-superar-os-desafios-do-pre-sal.htm).

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns a CENPES, pelo desenvolvimento destas ligas de aço inox, primordial para o ambiente marítimo....Vamos aguardar o desenrolar desta tribulação que a nossa PB esta passando... A todos uma feliz 2105

Unknown disse...

Ao Augusto Comunien,
Endosso seus parabéns ao CENPES. Esses avanços tecnológicos se espraiam (spin off) em vários setores da economia, agregando valor a inúmeros produtos brasileiros.
Maria Tereza