quarta-feira, 8 de outubro de 2008

INDÚSTRIA TEVE ALTA EM TODOS OS INDICADORES NO ACUMULADO ATÉ AGOSTO

O portal UOL divulgou ontem a seguinte notícia produzida pelo UOL-Canal Executivo:

"A atividade da indústria de transformação brasileira se acomodou no mês de agosto, segundo a pesquisa Indicadores Industriais divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. De acordo com a pesquisa, foram dois os motivos para essa acomodação: a alta base de comparação, porque os meses de junho e julho tiveram grande crescimento; e o efeito calendário, uma vez que agosto teve dois dias úteis a menos tanto na comparação com julho quanto com agosto do ano passado.

Apesar do arrefecimento visto no mês, na comparação anual o desempenho da indústria manteve o ritmo. O faturamento real do setor cresce a 8,2% no período de janeiro a agosto na comparação com igual período do ano passado. As horas trabalhadas crescem 5,7% na mesma base comparativa, o emprego cresce 4,4% e a massa salarial real, 5,1%.

Em relação a agosto do ano passado, todas as variáveis apresentaram crescimento. O faturamento real subiu 0,8%, as horas trabalhadas ficaram 3% acima, o emprego aumentou 4% e a massa salarial, 3,6%. Na comparação com julho, no indicador já dessazonalizado, o faturamento real recuou 2,3% em agosto, enquanto as horas trabalhadas e o emprego mostraram estabilidade, com crescimento de 0,1%.

A utilização da capacidade instalada se manteve no mesmo nível de julho, no indicador dessazonalizado. Passou de 83,4% para 83,5%. Houve um crescimento de um ponto percentual em relação ao mesmo mês do ano passado, quando o indicador fora de 82,5%. Esse indicador apresenta estabilidade nos últimos três meses. No mesmo período, as horas trabalhadas na produção cresceram 1,6%. “Esse comportamento só é possível pela maturação de investimentos já em curso, que ampliam a capacidade produtiva da indústria”, diz o texto da pesquisa”.

Nenhum comentário: