sábado, 11 de outubro de 2008

SE LULA ESCUTASSE O PIG

Eduardo Guimarães escreveu esta semana no seu blog “Cidadania.com”:

“Hoje, pessoal, o mundo está desabando e o país está seguro. Sabem por que? Não estamos mais endividados em dólares até o pescoço, não comerciamos mais com os EUA do que com a Argentina, temos reservas enormes.

A oposição tucano-pefelê e sua mídia criticaram muito Lula, no passado, por ter feito tudo isso. Hoje, dizem que tudo isso foi feito graças a FHC.

Mas vejam, abaixo, o que eles diziam no passado, quando Lula começou a tomar medidas que hoje nos colocarão fora do Titanic neoliberal que afunda.

Achavam bobagem acumular tantas reservas, diziam que era entreguismo pagar a dívida externa, escreviam longas críticas a Lula por estar indo buscar novos mercados na África, na Ásia, fora do eixo EUA – Comunidade Européia.

Vejam o que esses irresponsáveis diziam ontem.

FOLHA DE SÃO PAULO, 20 DE JUNHO DE 2006

PAGAR DÍVIDA COM FMI FOI "BURRICE", AFIRMA ALCKMIN


O candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, chamou ontem de "burrice" a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de pagar a dívida do país com o FMI (Fundo Monetário Internacional).

"Burrice, burrice, burrice", frisou Alckmin, em entrevista à rádio CBN: "Ele está pagando uma dívida que é mais barata e está aumentando a mais cara, que é a dívida interna, que chegou a R$ 1 trilhão. Só para dizer "paguei a dívida externa", mas essa é a mais barata".

Para justificar seu ponto de vista, Alckmin lembrou que a dívida interna, "é referenciada à taxa Selic", hoje em 15,25%.

FOLHA DE SÃO PAULO 2 FEVEREIRO DE 2006

O FMI E A FESTA PATÉTICA


Clóvis Rossi

MADRI - Julio María Sanguinetti, duas vezes presidente do Uruguai (1985/90 e 95/2000) ousa desafiar a sabedoria convencional, que vive falando da suposta onda de esquerda na América Latina.

"Na realidade, mais que uma virada à esquerda, o que se vê é a esquerda transitar resignadamente para o centro", escreve para o jornal espanhol "El País".

Para o centro ou para a direita, ao menos no caso do Brasil de Lula e do PT, como dá prova o caso do pagamento antecipado ao FMI (Fundo Monetário Internacional), ironizado por Sanguinetti.

"Depois de anos em que o discurso da esquerda radical foi o de "não pagar a dívida externa com a fome do povo", nos encontramos surpreendentemente com a idéia oposta: pagar tudo e o quanto antes ao Fundo Monetário para livrar-se de seus condicionamentos", lembra.

No caso do Brasil é pior: Lula praticou e pratica, por gosto e/ou por absoluta falta de qualquer outra idéia, o que o FMI teria pudor de recomendar a qualquer país decente. Ou seja, um superávit fiscal obsceno, enquanto estradas caem aos pedaços, a educação pública continua em ruínas, a saúde idem etc. etc.

Sanguinetti ironiza o pagamento ao FMI e a adoção de políticas que "há apenas quatro ou cinco anos teriam sido [classificadas] de direita ortodoxa e hoje se assumem como o contrário, enquanto o Fundo Monetário vive o êxtase nunca sonhado de que aqueles que mais o questionaram pagam tudo adiantado, juros devidos e capital emprestado...".

Ou, posto de outra, a esquerda que deixou de ser esquerda e alguns esquerdistas de cérebro lavado festejam hoje o que, num passado muito próximo, esculhambariam se feito por qualquer outro governo. Patético”.

Nenhum comentário: