terça-feira, 16 de junho de 2009

AERONÁUTICA RESPONDE MATÉRIA TENDENCIOSA DA REVISTA ÉPOCA

A REVISTA TINHA FINS ESCUSOS?

ESCLARECIMENTO - MATÉRIA DA REVISTA ÉPOCA


“Prezado Sr Helio Gurovitz, Diretor de Redação,

Com relação à matéria publicada na edição da revista Época desta semana (13/06), a respeito da reportagem "O GPS é o futuro da aviação", gostaria de prestar os seguintes esclarecimentos:

1) Referindo-se ao atual controle de tráfego aéreo brasileiro, o jornalista cita, de forma incorreta, que “o sistema é repleto de pontos cegos nos oceanos ou em regiões remotas. Um desses pontos cegos fica no meio do Atlântico, onde caiu o A330 da Air France. Outro fica em Mato Grosso, onde caiu o Boing 737 da Gol, em 2006.”

2) Mais adiante, o próprio texto se contradiz ao informar que “o fato de o transponder estar desligado na hora do choque do jato Legacy, da Embraer, com o Boeing da Gol, em 2006, foi uma das causas do acidente”.

3) Diante das citações inverídicas, descontextualizadas e contraditórias na reportagem, cabe informar que a aeronave Legacy, na região citada como “um ponto cego”, estava sendo acompanhada, simultaneamente, por quatro radares, fato este abordado no Relatório Final e ressaltado na entrevista coletiva, ocorrida no dia 10 de dezembro de 2008, para a divulgação desse documento e que esclarece sobre a efetiva cobertura radar nos níveis da aviação comercial naquela região.

4) Cabe salientar que a investigação técnica realizada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e a investigação policial, a cargo da Polícia federal, não apontaram nenhum envolvimento da cobertura radar naquela ocorrência.

5) No tocante ao controle de tráfego aéreo sobre o oceano Atlântico, é incorreto falar em pontos cegos, visto que em todo o mundo o controle nesse espaço é realizado por contato rádio, uma forma efetiva e segura de controle da movimentação de aviões sobre o oceano, onde é impossível se instalar radares.

6) Por fim, informo que o Comando da Aeronáutica, após auditoria da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), realizada no Brasil este ano, entre os dias 4 e 15 de maio, no que concerne aos Serviços de Navegação Aérea (ANS), sob a responsabilidade do Departamento de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (DECEA), atingiu o nível de conformidade de 95% (resultado superior ao de países como Estados Unidos, França, Alemanha, Itália e Austrália, e que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), por sua vez, atingiu o nível de conformidade de 96%, empatando com o primeiro colocado no ranking mundial, a EASA (European Aviation Safety Agency) e a frente de países como EUA, Canadá, França, Itália, Alemanha, China, Índia, etc.

Atenciosamente,

Brig Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica.

FONTE: site da Aeronáutica, WWW.fab.mil.br, em 15/06/2009.

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