sexta-feira, 5 de junho de 2009

GOVERNO PODE CRIAR ESTATAL PARA TREM-BALA E VÊ OPERAÇÃO EM 2014

“A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) prometeu ontem que o trem-bala entre Rio e São Paulo estará pronto até 2014, a tempo da Copa do Mundo no país, apesar do ceticismo de técnicos ligados ao projeto.

O governo estuda a criação de uma nova estatal para ser "o agente público gestor e coordenador do processo de transferência de tecnologia". Pretende exigir dos investidores estrangeiros que operarão o trem de alta velocidade que repassem à empresa sua tecnologia, a ser aproveitada em outras obras.

Pelo cronograma do governo, o leilão internacional para o trem-bala está marcado para o segundo semestre. Conforme a Folha já noticiou, autoridades admitem que os custos tendem a superar os US$ 11 bilhões previstos inicialmente.

Se o projeto sair do papel, a Grande São Paulo terá paradas na estação Luz, no centro da capital, e no aeroporto de Cumbica. Em Campinas, serão construídas estações no aeroporto de Viracopos e na região central. São José dos Campos também terá uma estação. No Rio, há previsão de paradas no centro e no Galeão.

Dilma disse que, até a Copa, pelo menos os trechos entre as duas capitais deverão estar prontos.”

FONTE: Folha de São Paulo de 04/06/09

Nenhum comentário: