sábado, 12 de dezembro de 2009

"ADVERTÊNCIAS DE HILLARY SOBRE O IRÃ SÃO TERRORISMO"


"Advertências de Hillary sobre o Irã são 'terrorismo', diz presidente da Bolívia

Secretária de Estado alertou sobre 'flerte' de latino-americanos com Teerã.

Para Evo Morales, EUA não têm autoridade para cunsurar iranianos
.

"O presidente da Bolívia, Evo Morales, acusou neste sábado (11) os Estados Unidos de praticar terrorismo em resposta às advertências da secretária de Estado, Hillary Clinton, aos países latino-americanos, sobre as consequências de se "flertar" com o Irã.

"Os Estados Unidos não têm nenhuma autoridade para falar de terrorismo se eles mesmos praticam terrorismo enviando tropas a outros países ou montando bases militares em algumas regiões ou em alguns continentes deste planeta", disse Morales ao recusar "rotundamente as palavras" de Hillary Clinton.

"Dizem que o Irã exporta terrorismo. Sabem quem exporta terrorismo? Aquela gente que manda tropas para outros países, que instala bases militares. Eles são os terroristas; é o governo dos Estados Unidos que pratica e faz terrorismo atualmente", disse em entrevista à imprensa na cidade de Cochabamba, a 400 km de La Paz.

A Bolívia estabeleceu relações diplomáticas com o Irã ano passado e desde então o presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, foi duas vezes a Laz Paz concretizar acordo de créditos no valor de um bilhão de dólares e outro acordo para participar da industrialização de uma fabulosa reserva boliviana de lítio.

"Rechaço retundamente estas palavras, que vêm do governo dos Estados Unidos, não aceitamos nem vamos aceitá-las; apesar disso, somos um governo de diálogo e queremos ter relações diplomáticas com todo mundo", destacou.

La Paz e Washington mantêm tensas relações, mas tentam recompô-las desde que a Bolívia expulsou ano passado o embaixador americano por ingerência em assuntos internos e os Estados Unidos responderam com a mesma medida."

FONTE: reportagem da agência francesa de notícias AFP publicada hoje (12/12) no portal G1.

Nenhum comentário: