sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

ANOS 80 e DÉCADA DE 90 (FHC/PSDB) PREJUDICARAM A ENGENHARIA BRASILEIRA

Federação alerta para a escassez de engenheiros no país

"Pode faltar mão de obra especializada em engenharia no Brasil para preparar a Copa do Mundo de 2014, disse nesta quinta (10) o presidente da FNE (Federação Nacional dos Engenheiros), Murilo Pinheiro. Segundo ele, a falta de profissionais qualificados pode acabar provocando uma paralisação no desenvolvimento brasileiro. "Você vai ter que importar profissional. E nós somos totalmente contra."

O presidente da FNE afirmou que o Brasil tem muita expertise (profissionais competentes) no setor de engenharia e, por isso, muitos profissionais acabam sendo contratados no exterior.

Com objetivo de atrair um número maior de jovens, a federação elaborou um material de divulgação que foi distribuído a estudantes do segundo grau. "Tem que duplicar o número de formandos nos próximos cinco anos", disse. A meta é elevar para 60 mil o número de formandos por ano em engenharia até 2014.

Nas décadas de 70 e 80, a carreira de engenharia disputava com a de medicina a preferência dos vestibulandos. "Tivemos 20 anos de estagnação econômica [anos 80 e década de 90 (FHC/PSDB/DEM-PFL)].

Os engenheiros migraram para outras áreas, como a de finanças", avaliou. De acordo com a FNE, mais de 100 mil alunos entram nos cursos de nível superior de engenharia, mas apenas 30 mil se formam a cada ano.

Pinheiro estima que existam atualmente no Brasil cerca de 500 mil engenheiros na ativa. "É um número muito pequeno para a demanda", analisou. Segundo ele, o aumento de engenheiros qualificados [se ocorrer] atenderá ainda às Olimpíadas de 2016, à exploração do petróleo na camada pré-sal e às obras do Programa de Aceleração do Crescimento."

FONTE: Alana Gandra da Agência Brasil, publicada hoje (11/12) no portal UOL [título e entre colchetes colocados por este blog].

Nenhum comentário: