quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

KASSAB QUADRUPLICA OS GASTOS COM SUA PROPAGANDA E DIZ QUE SÃO PAULO JÁ "ESTÁ PREPARADA CONTRA CHEIAS"!...

ALGO MUDANDO NA IMPRENSA?

As rotineiras e assassinas enchentes em São Paulo devem estar atingindo os paulistas na carne, pois até a Folha de São Paulo, jornal notoriamente pró-PSDB (e pró-aliados do PSDB, como o DEM e PPS) publicou hoje (09/12) o seguinte editorial:

"Kassab e a chuva

Outras seis pessoas morreram ontem na região metropolitana de São Paulo, vítimas da tempestade que chegou durante a madrugada. Entre a meia-noite e 7h foi registrada a maior precipitação pluviométrica na capital, em um único dia, desde 2006. Em todo o Estado, já ocorreram pelo menos 22 mortes relacionadas às chuvas nas últimas duas semanas, a maioria por deslizamentos de terra.

Tão constantes quanto a chuva [e as mortes], nos últimos dias, têm sido as declarações do prefeito Gilberto Kassab (DEM) de que a Prefeitura de São Paulo está preparada para as cheias, de que há monitoramento frequente das áreas de risco e limpeza eficiente de bueiros. Seu governo afirma que transtornos e mortes são o resultado do volume muito grande de chuva, incomum mesmo nesta época do ano.

Entretanto, como a Folha mostrou no sábado, a Prefeitura de São Paulo não dispõe de um plano para a prevenção de enchentes e a mitigação de seus efeitos, obrigatório por lei federal desde 2006. O mapeamento das áreas de risco, providência crucial para evitar mortes, foi interrompido em 2003 e retomado apenas no segundo semestre deste ano. Além disso, a prefeitura dá sinais de que o problema não lhe parece prioritário.

Um indício é o projeto de Orçamento para o ano que vem, aprovado em primeira votação ontem na Câmara.

Com a previsão de receitas recordes -vindas, por exemplo, do aumento do IPTU-, o prefeito planeja dedicar R$ 25 milhões para obras e gerenciamento de áreas de risco. A cifra representa uma quinta parte dos gastos com [dinheiro público para] publicidade [dos governos Kassab e Serra] planejados para o ano eleitoral de 2010 (R$ 126 milhões).

O documento é um novo exemplo da má qualidade de muitas despesas da prefeitura. O governo conseguiu bater recordes não só no aumento de verbas de propaganda -quadruplicadas desde 2006-, mas também na criação de secretarias para acomodar aliados [inchaço da máquina pública e aparelhamento do governo com demotucanos]. Foram nove, desde que o político do DEM assumiu o posto. A pasta mais recente, do Microempreendedor Individual, nasceu há duas semanas.

Além de elevar a já escorchante carga tributária dos paulistanos, Kassab usa parte dos recursos adicionais para alimentar a máquina político-burocrática da prefeitura. A principal estrela do DEM pratica tudo o que seu partido condena [hipocritamente] no governo federal."

FONTE: publicado hoje (09/12) na Folha de São Paulo [título e inserções entre colchetes colocados por este blog].

Nenhum comentário: