quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O TRUNFO DO GOVERNADOR ARRUDA PARA PRESSIONAR O DEM

"Governador fez 'doações' para outras campanhas

Trunfo foi usado para pressionar o DEM

Apesar das negativas oficiais, o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, pressionou integrantes da Executiva Nacional do DEM, para evitar a expulsão sumária, com um trunfo nas mãos: o fato de ter 'ajudado financeiramente' várias campanhas do partido nas eleições municipais de 2008. Segundo integrantes da cúpula do DEM ouvidos pelo GLOBO, Arruda ainda estaria 'ajudando a saldar dívida' de campanha de vários democratas.

Parte [pequena?] dos recursos destinados por Arruda teria sido por meio de doações oficiais feitas por empresas. Mas, na tentativa de intimidar os dirigentes e líderes do DEM que pregavam a expulsão sumária do governador, os emissários de Arruda lembraram que ele também teria ajudado o partido com 'caixa dois'. Para explicar a posição dúbia do partido, um dirigente do DEM resumiu: "Quem está contra o Arruda é porque não recebeu dinheiro dele".

Ao GLOBO, o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), confirmou 'ajuda financeira de Arruda' [sic] a candidatos do partido nas últimas eleições, mas negou caixa dois [sic] .

— Arruda 'ajudou' na campanha do partido. Ele 'arrumou empresas' para que fizessem 'doações' (durante a campanha). Mas foi tudo 'dentro da lei' [sic]. Não houve caixa dois [sic]. O resto é tudo fofoca, intriga, besteira. O Arruda não ameaçou ninguém. E esses emissários atrapalham mais do que ajudam. Eles prejudicam o Arruda. — disse Rodrigo Maia.

O presidente nacional do DEM é apontado por integrantes do próprio partido como um dos dirigentes da legenda mais próximos de Arruda. O governador ajudou a dar respaldo interno ao presidente do DEM na sua disputa contra o ex-presidente da legenda Jorge Bornhausen.

A princípio, Arruda avalizou a ação de Maia de 'incentivar' a candidatura presidencial do governador Aécio Neves (PSDB-MG) contra o governador de São Paulo, José Serra (PSDB-SP) [será que isso, ser contra Serra, contribuiu para o inusitado destaque da grande mídia tucana sobre o mensalão dos demos?].

FONTE: reportagem de Gerson Camarotti e Adriana Vasconcelos publicada hoje no jornal O Globo e reproduzida no blog do Noblat [exceto inserções entre colchete e em itálico e aspas, colocadas por este blog]

Nenhum comentário: