domingo, 5 de setembro de 2010

2010 É O ANO MAIS MORTAL PARA OCUPANTES DO AFEGANISTÃO

“Com 322 mortos de janeiro até quarta-feira (1º/9), o ano de 2010 já é o mais mortífero para as tropas ocupantes estadunidenses que estão no Afeganistão desde a invasão do país, em outubro de 2001.

Conforme contagem do site independente “icasualties.org”, no ano passado os EUA tiveram 317 mortes das 521 que as tropas de ocupação sofreram.

O número de americanos mortos em ação na nação da Ásia Central incrementou drasticamente nos últimos cinco dias, com a morte de 22 militares em diferentes ações de combate e ataques com bombas atribuídos aos rebeldes do Talibã.

Os guerrilheiros intensificaram suas ações, sobretudo no sul do Afeganistão, segundo admitiu o general americano David Petraeus, que comanda as tropas da coalizão ocupante, integradas por cerca de 140 mil efetivos, dos quais dois terços são americanos.

"Acredito que ninguém possa questionar o fato de que os insurgentes estendem sua presença", disse na terça-feira (31/8) o chefe militar, que justificou o aumento das baixas a uma "maior beligerância" por parte das tropas da ISAF, o nome fantasia para as tropas de ocupação.

Independentemente das razões dadas por Petraeus, o certo é que 2010 ruma para ser o ano mais letal para todos os ocupantes estrangeiros em geral e Estados Unidos em particular, se forem levados em consideração os números divulgados pelo “icasualties.org”, nos oito primeiros meses do ano. Até agora, foram mortos 489 efetivos de todos os ocupantes.

O total de baixas fatais desde que foi iniciada a ocupação do país, em 2001, é de 2.057, das quais 1.269 são de militares americanos. O número de baixas civis afegãs supera 8,8 mil, segundo o site americano de notícias ‘Unknown News’.”

FONTE: “Prensa Latina” e portal “Vermelho” (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=136142&id_secao=9).

Nenhum comentário: