"Quem for a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) não vai sair com receita e sim com o remédio nas mãos, afirmou o presidente Lula, sexta-feira (10/9), na inauguração da UPA Vila União, em São Bernardo do Campo(SP).
“Muitas vezes as pessoas morrem com a receita de baixo do travesseiro porque não têm dinheiro para comprar o remédio. Quem for a uma UPA vai sair de lá com o remédio que necessita para se tratar”, disse.
O presidente lembrou também do programa do governo federal Farmácia Popular, que disponibiliza à população carente medicamentos com preços mais em conta.
Lula ressaltou também a importância de se levar atendimento médico de qualidade à periferia, onde os moradores muitas vezes têm dificuldade de acesso aos hospitais nas regiões centrais das cidades.
“O problema é que a parte mais pobre da população vai tendo cada vez mais dificuldade de ter acesso aos serviços públicos. O povo pobre sofre. Então quando resolvemos fazer a UPA em uma região como essa, a gente está dizendo para vocês que nós ainda vamos ter os 200 milhões de cidadãos e cidadãs tratados como de primeira categoria”, afirmou.
A UPA Vila União tem capacidade para até 250 atendimentos diários e beneficiará 95 mil habitantes. A estrutura abriga quatro consultórios, sendo dois de clínica médica e dois de pediatria, além de laboratório de análises, eletrocardiograma, exames radiológicos, salas de medicação e nebulização. A unidade conta com 15 leitos, sendo quatro pediátricos, nove para adultos e duas salas com equipamentos de UTI. O investimento na obra e em equipamentos foi de R$ 5,3 milhões, sendo R$ 2 milhões do governo federal.”
FONTE: Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br/pacientes-das-upas-terao-remedios-gratis/#more-17023).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário