sexta-feira, 12 de novembro de 2010

BRASIL TERÁ 3º MAIOR CRESCIMENTO NA PRODUÇÃO DE PETRÓLEO


“O Brasil terá o terceiro maior crescimento da produção de petróleo até 2035, e até lá deverá estar produzindo 5 milhões de barris por dia. A estimativa é da Agência Internacional de Energia (AIE). De acordo com a AIE, apenas Arábia Saudita e Iraque devem superar o aumento da extração de óleo em território brasileiro.

“Nossa previsão é de que a produção brasileira dobre nos próximos 10 anos, até 2020″, diz Fatih Birol, economista-chefe da AIE. “Até 2020 o crescimento já será muito significativo, chegando a 4 milhões de barris.”

Na opinião de Birol, os recursos com o petróleo poderão ajudar no desenvolvimento do País. “Não há dúvidas de que o ritmo de crescimento econômico será acelerado e o Brasil poderá dar novos passos no campo social, desde que implemente os recursos obtidos com as exportações de forma eficiente.”

A organização prevê crescimento de 18% na demanda global por petróleo até 2035, alcançando 99 milhões de barris por dia. Esse crescimento será puxado por emergentes, como Brasil, China e Índia, que não são membros da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Nos 31 países-membros da OCDE, o consumo tende a cair 6%.

Para Birol, o mundo caminha para o aumento da hegemonia da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). Nesse cenário, o Brasil desempenha um papel central no suprimento da demanda. Dentre os 13 países que apresentarão maior crescimento da produção, apenas Brasil, Casaquistão e Canadá não pertencem à Opep.(...)

FONTE: parte inicial da reportagem de Andrei Netto publicada no “O Estado de S.Paulo” e transcrita no blog de Luis Favre (http://blogdofavre.ig.com.br/2010/11/brasil-tera-3%c2%ba-maior-crescimento-na-producao-de-petroleo/)

Nenhum comentário: