quinta-feira, 11 de novembro de 2010

PETROBRAS JÁ É 4ª MAIOR EMPRESA DE ENERGIA DO MUNDO


“A Petrobras subiu do sexto para o quarto lugar no ranking das 250 principais empresas globais de energia, divulgado pela agência Platts, uma das líderes mundiais em informações sobre energia e commodities. A Petrobras é a única empresa latino-americana listada entre as dez primeiras.

Segundo a agência, o bom resultado da Companhia deve-se às descobertas no pré-sal, definidas como “uma das maiores descobertas de petróleo das últimas décadas”, e pelas perspectivas de fortalecimento da atuação da Petrobras nas atividades de exploração e produção de petróleo no País.

A subida da Petrobras no ranking acompanhou o desempenho de outras empresas dos “BRICs”. Dentre as vinte primeiras companhias do ranking, onze são da Rússia, China ou Índia, além da brasileira. No ano passado, eram apenas seis.

O resultado no ranking posiciona a Petrobras como uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo, como almejado pela perspectiva de longo prazo da Companhia, expressa em seu Plano Estratégico.

SOBRE A PLATTS

A Platts é uma das principais fornecedoras globais de dados sobre energia e commodities. As notícias, preços e análises em tempo real atendem aos mercados de petróleo, gás natural, eletricidade, emissões, energia nuclear, carvão, petroquímica e metais em mais de 150 países.

O ranking das 250 principais empresas globais de energia pontua as companhias com melhor desempenho mundial segundo uma combinação de ativos, receitas, lucros e retornos sobre o capital investido, usando dados do Capital IQ, um banco de dados compilado e mantido pela Standard & Poor’s.

Confira as 10 primeiras listadas:

1. ExxonMobil Corp
2. BP
3. Gazprom Oao
4. Petrobras
5. Total SA
6. E.On AG
7. Petrochina Co
8. China Petroleum
9. Chevron Corp
10. Royal Dutch Shell

FONTE: blog “Fatos e Dados”, da Petrobras (http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/?p=32570)

Nenhum comentário: