terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

CAFÉ COM A PRESIDENTA: “O GOVERNO ESTÁ INVESTINDO NA FORMAÇÃO DA NOSSA JUVENTUDE”

“O governo federal lançará no próximo mês uma série de medidas que beneficiará alunos do Ensino Médio profissionalizante, nos moldes das desenvolvidas para o Ensino Superior no governo Lula, afirmou a presidenta Dilma Rousseff segunda-feira (14/2), em seu programa semanal de rádio ‘Café com a Presidenta’.

Segundo informou a presidenta, já no mês de março de 2011 será lançado o “Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica” (PRONATEC), que concederá bolsas de estudo e financiamento estudantil aos jovens que já cursam ou pretendem ingressar no ensino profissionalizante. O novo FIES, informou a presidenta, fará parte do PRONATEC “e, assim, também o estudante do Ensino Médio vai poder ter seu financiamento para estudar em escolas técnicas privadas”.

Da mesma forma que criamos centenas de milhares de oportunidades de acesso à educação superior, o PRONATEC vai ampliar o caminho de acesso à educação profissional para os jovens do Ensino Médio e para os trabalhadores brasileiros sem formação profissional. O PRONATEC será um conjunto de ações voltadas para os estudantes e trabalhadores que querem fazer um curso técnico e que não têm como pagar”, afirmou.

A presidenta frisou que jovens bem qualificados estão sendo muito disputados pelas empresas e que “por isso mesmo também queremos ampliar o acesso do jovem ao Ensino Médio de tempo integral”. O objetivo é que, em um turno, o aluno faça o curso tradicional e, no outro, aprenda uma profissão, além de ter acesso à cultura e ao esporte. Por outro lado, prevê a presidenta, o mercado de trabalho está oferecendo boas oportunidades e melhores salários para quem tem qualificação e “por isso, no âmbito do PRONATEC também ofereceremos formação profissional, em cursos com carga horária a partir de 160 horas para o trabalhador e a trabalhadora brasileira”.

Então, eu quero falar com você que é mãe e pai, também com você que está no finalzinho do Ensino Fundamental: saiba que o governo está investindo na formação da nossa juventude”, defendeu.

A presidenta Dilma afirmou ainda que irá implantar o novo modelo do FIES, com uma taxa de juros menor –agora é de 3,4% ao ano– e com condições de acesso facilitadas, como aumento na carência e a dispensa da figura do fiador, por exemplo.

Agora você só vai começar a pagar o financiamento de seu curso superior um ano e meio depois de formado. Nesse ano e meio depois de formado você vai ter tempo de procurar um emprego e, dependendo do curso que você escolheu, esse pagamento pode ser feito em até 20 anos (…). Eu quero acrescentar que o novo FIES é uma opção simples, não é por falta de opção que você não vai ter acesso à universidade. Tem o financiamento, o novo FIES, de que eu acabei de falar, tem as bolsas do ProUni para os estudantes de menor renda do ensino público. E aí, Luciano, é importante lembrar, o ProUni foi um programa que abriu as portas da universidade para jovens da escola pública que não tinham condições de pagar uma faculdade particular”, concluiu.

(O programa "Café com a Presidenta" é transmitido via satélite toda segunda-feira, às 6 horas da manhã, no mesmo canal de distribuição de “A Voz do Brasil”. O áudio pode ser acessado ainda na internet, no "Blog do Planalto", no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República e na página da EBC).”

FONTE: Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br/saiba-que-o-governo-esta-investindo-na-formacao-da-nossa-juventude%e2%80%9d/).

Nenhum comentário: