quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

CONSIDERAÇÕES SOBRE O RECENTE APAGÃO TUCANO


APAGÃO TUCANO ATINGE 2,5 MILHÕES DE PESSOAS EM SÃO PAULO

Do blog "Os amigos do Presidente Lula"

“Quem leu notícia sobre o apagão em São Paulo na tarde de terça-feira pode notar uma curiosidade. Quando a imprensa fala de [falha atribuída ao] governo Federal, estampa manchete com o título "apagão". Quando se trata [de falha] do governo do PSDB no Estado de São Paulo, a imprensa não estampa manchete e a notícia minúscula [o trata como simples] "Blecaute" [ou então fala em “apagão”, mas erradamente nduzindo o leitor a pensar que a culpa foi somente do governo federal].

O apagão que atingiu a capital paulista na tarde de terça-feira, 8 fev, afetou cerca de 2,5 milhões de pessoas, segundo estimativa da Secretaria de Energia do Estado de São Paulo (empresa comandada pelo PSDB; portanto, não se pode confiar nestes números). O número é calculado sobre as 627 mil unidades consumidoras de energia elétrica em São Paulo.

A causa foi uma falha na subestação Bandeirantes da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP) (privatizada pelo PSDB).

Segundo nota da empresa, houve “uma ocorrência” na subestação, na região sul da cidade. Um dos três transformadores apresentou falha, o que levou à atuação de seu sistema de proteção.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o apagão começou às 15h10 na região da Berrini, porém, moradores relataram pelo menos outras duas quedas de energia, por volta das 16h35.”

FONTE: blog “Os amigos do Presidente Lula” (http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/) [título, imagem e trechos entre colchetes adicionados por este blog]

Nenhum comentário: