terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

DIRETORA DE LICENCIAMENTO DO IBAMA NEGA PRESSÕES PARA LIBERAR OBRA DE BELO MONTE


“A diretora de Licenciamento Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Gisela Forattini, disse ontem (31) que as condicionantes socioambientais exigidas para a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte estão sendo cumpridas. A diretora, que participou do “EnerGem LatAm2011”, congresso do setor de geração de energia, no Rio de Janeiro, negou qualquer tipo de pressão política para liberar a obra.

Ela explicou que, para liberar a instalação do canteiro de obras, 24 medidas de um total de 40 foram cumpridas, entre elas, início das obras de uma escola e da rede de abastecimento de água em Altamira (PA). Além disso, Forattini destacou que o IBAMA acrescentou mais 15 condicionantes à lista, que devem ser cumpridas para liberação de outras partes da obra, no contexto da licença de instalação, aprovada no último dia 29.

Embora o Ministério Público Federal no Pará questione o desmembramento da licença de instalação, a diretora explicou que a parte jurídica do IBAMA não "avaliou problema algum" e que medida que já foi adotada em outros empreendimentos. "O IBAMA trabalhou dentro da normalidade [para conceder a licença]. Avaliamos aspectos positivos e negativos, sem paixão. Assim acontece o licenciamento ambiental", disse ela.

A diretora negou qualquer tipo de pressão política sobre o órgão para liberar a obra e afirmou que o ex-presidente do IBAMA Abelardo Bayma deixou o cargo por questões pessoais. "O Aberlado já disse e a carta de demissão dele é bem clara, ele saiu por questões pessoais. Nao existe nexo causal", assegurou.”

FONTE: reportagem de Isabela Vieira publicada pela Agência Brasil (edição: Vinicius Doria) (http://agenciabrasil.ebc.com.br/ultimasnoticias?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_56_groupId=19523&_56_articleId=3177553) [imagem do Google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: