sábado, 12 de fevereiro de 2011

NOTA OFICIAL DO BRASIL SOBRE A SITUAÇÃO NO EGITO


BRASIL ESPERA TRANSIÇÃO NO EGITO DENTRO DO RESPEITO ÀS LIBERDADES POLÍTICAS E CIVIS

“Ao tomar conhecimento dos recentes acontecimentos no Egito, o governo brasileiro manifestou expectativa “de que a transição política naquele país transcorra dentro do respeito às liberdades políticas e civis e aos direitos humanos da população, em ambiente de paz e tranquilidade”. A afirmativa consta em nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) na tarde de ontem, sexta-feira (11/2).

Segundo o Itamaraty, o Brasil reafirma sua confiança de que as lideranças políticas da sociedade egípcia saberão fazer face a este momento de novas oportunidades e desafios, em ambiente de entendimento e de diálogo democrático.

O assessor especial da Presidenta da República, Marco Aurélio Garcia, afirmou que o governo brasileiro “vê com muita simpatia” a saída do presidente egípcio Hosni Mubarak, que apresentou sua renúncia nesta sexta-feira, e deseja que se crie uma solução “profundamente democrática para a crise que o Egito está passando”. Garcia frisou que “as ruas fizeram escutar sua voz de uma forma muito enfática”.

Evidentemente não é um fato encerrado, como todos podem constatar. Houve uma vitória importante das reivindicações populares, que foi a saída do presidente Mubarak, a não-aceitação, inclusive, da fórmula por ele engendrada, que era o seu vice-presidente (…), e nós temos que ver o que vai ocorrer neste momento em que há duas dinâmicas no país: uma dinâmica das ruas; e há outro problema, de como vai se expressar esse movimento social, no que diz respeito à transição política”, afirmou.

Segundo o assessor, a expectativa da comunidade internacional é de que a transição política se dê “sem derramamento de sangue, com respeito aos direitos humanos e que expresse fortemente a vontade e a soberania popular”.

INTEGRA DA NOTA À IMPRENSA N. 54 DO MRE:

SITUAÇÃO POLÍTICA DO EGITO


“Ao tomar conhecimento dos recentes acontecimentos no Egito, o Brasil manifesta sua expectativa de que a transição política naquele país transcorra dentro do respeito às liberdades políticas e civis e aos direitos humanos da população, em ambiente de paz e tranquilidade.

O Brasil acompanha com grande interesse a evolução da situação política no país amigo, que, além de parceiro relevante, desempenha papel importante para a estabilidade do Oriente Médio.

Ao solidarizar-se com a população egípcia na busca da realização de suas aspirações, o Brasil reafirma sua confiança de que as lideranças políticas da sociedade egípcia saberão fazer face a este momento de novas oportunidades e desafios, em ambiente de entendimento e de diálogo democrático.

Em Nova York para presidir sessão do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a Interdependência entre Segurança e Desenvolvimento, o Chanceler Antonio de Aguiar Patriota está em consulta com o Secretário-Geral das Nações Unidas e com os membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas para avaliar o impacto dos acontecimentos no Egito sobre a estabilidade no Oriente Médio.”

FONTE: Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br/brasil-espera-transicao-no-egito-dentro-do-respeito-as-liberdades-politicas-e-civis/).

Nenhum comentário: