sábado, 4 de fevereiro de 2012

IRÃ LANÇA SATÉLITE


IRÃ LANÇA SATÉLITE NO ESPAÇO NO MOMENTO EM QUE PAÍS PODE SER ALVO DE MAIS SANÇÕES

“O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, divulgou, por videoconferência, o lançamento (3 fev) de um satélite de observação. O chefe da Agência Espacial do Irã, Hamid Fazeli, informou que o satélite Navid foi lançado com sucesso e ficará em órbita de 250 a 370 km de altitude.

O lançamento do satélite ocorre no momento em que a “comunidade internacional” [isto é, EUA, Israel e aliados] quer retomar a discussão para intensificar as sanções ao Irã. Quinta-feira (2), o Parlamento da União Europeia aprovou uma moção em defesa de mais restrições ao Irã como forma de o governo abandonar o [eventual futuro] desenvolvimento do programa nuclear no país, que é suspeito de [no futuro, poder querer] produzir armas atômicas. O país é alvo de sanções econômicas, financeiras e comerciais, intensificadas desde 2010. [OBS deste blog: A verdadeira razão do iminente ataque ao Irã é a cobiça do petróleo iraniano pelos EUA e interesses expansionistas de Israel na Palestina, sul Líbano e colinas sírias do Golã ]

Ahmadinejad disse que o satélite faz parte do projeto denominado “Promessa de Ciência e Indústria”. Fazeli destacou que o objetivo com o lançamento do satélite é fazer testes e filmar a Terra com maior precisão. O satélite tem 50 quilos e pode ser usado em várias áreas – meteorologia para a gestão de desastres naturais e medição da temperatura e umidade do ar.

De acordo com Fazeli, o satélite tem sensores e foi construído por alunos da “Universidade de Tecnologia de Sharif” sob supervisão do professor doutor Hossein Bolandi, que integra a equipe do “Conselho Superior do Espaço do Irã”.

FONTE: reportagem de Renata Giraldi (edição: Talita Cavalcante), repórter da Agência Brasil, com informações da agência estatal de notícias do Irã, a IRNA (http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-02-03/ira-lanca-satelite-no-espaco-no-momento-em-que-pais-pode-ser-alvo-de-mais-sancoes) [Imagens do Google e trechos entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’]

Nenhum comentário: