quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

MOODY'S REBAIXA PORTUGAL, ESPANHA E ITÁLIA

PORTUGAL, ESPANHA e ITÁLIA

Por Joana Petiz, do site “dinheirovivo.pt”, de Portugal. Transcrito no portal de Luís Nassif

ÚLTIMA HORA: MOODY'S CORTA RATING DE PORTUGAL, ITÁLIA E ESPANHA

“A agência de notação financeira Moody’s voltou a cortar os ‘ratings’ dos países mais afetados pela crise, colocando sob vigilância negativa França, Reino Unido e Áustria. Desta vez, as vítimas do ‘downgrade’ foram Itália, Portugal, Espanha, Malta, Eslováquia e Eslovênia, mas pode haver novos cortes em breve.

A Moody's foi a primeira agência de ‘rating’ a pôr Portugal no nível equivalente a lixo (Ba2) - em julho, quando cortou a notação da República quatro níveis, com a justificação de que o país precisaria de  segundo empréstimo externo e não conseguiria cumprir as metas orçamentais do acordo com a ‘troika’ [Banco Central Europeu, Comissão Europeia e FMI].

Portugal desceu mais um nível

Hoje, a agência justifica o ‘downgrade’ de Portugal (um nível, para Ba3), Espanha (dois níveis, para A3) e Itália (um nível, para A3) com a suscetibilidade desses países “aos crescentes riscos financeiros e macroeconômicos decorrentes da crise na zona euro”, mas também os riscos internos decorrentes dos programas de austeridade, nomeadamente "a incerteza quanto ao resultado das reformas em curso, enfraquecimento das perspectivas macroeconômicas europeias, fraca confiança dos mercados e exposição dos países do euro às respectivas dívidas soberanas".

"O ‘outlook’ de Itália, Portugal, Espanha, Malta, Eslováquia e Eslovênia mantém-se negativo dada a incerteza quanto ao financiamento nos próximos trimestres e correspondente dificuldade de acesso aos mercados", acrescenta a Moody's em comunicado.

A agência de notação deixa, ainda, uma nota sobre a Grécia: "O ‘rating’ de ‘Ca’ mantém-se até que se clarifique o programa de reestruturação da dívida em curso."

FONTE: por Joana Petiz, no site “dinheirovivo.pt”, de Portugal. Transcrito no portal de Luís Nassif  (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/moodys-rebaixa-portugal-italia-e-espanha#more) [mapa do Google adicionado por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: