quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

NÃO FOI O PRESIDENTE LULA O ASSASSINO?

Boeing 737, voo 1907 da Gol

[OBS deste blog 'democracia&política': Não, não foi o Presidente Lula o assassino. A “Folha de São Paulo”, na ocasião do acidente, publicou artigo, de modo irresponsável e impune, acusando o presidente Lula pelo assassinato dos 154 passageiros do vôo 1907. Transcorria, em 2006, a desesperada e insana luta da mídia e oposição pela volta da direita ao poder no Brasil, e a 'Folha' e os outros jornais e TVs batalhavam intensamente na campanha pró-José Serra.

Além disso, sempre foi tradição da imprensa e da direita brasileiras defender prioritariamente os interesses norte-americanos. Imediatamente, apareceram  reportagens incriminando brasileiros e o controle aéreo nacional, e isentando os pilotos da ExcelAire de culpa. Eliane Cantanhêde apareceu em documentário da Discovery, repetidamente divulgado, onde os norte-americanos eram quase pobres vítimas, e hábeis heróis por conseguirem pousar seu avião.

Por oportuno (como também a mídia demotucana pró-EUA quis imputar culpa ao "nosso caos aéreo"), é bom recordar o resultado da auditoria realizada em 2009 pela “International Civil Aviation Organization” (ICAO), organização máxima da aviação civil mundial, ligada às Nações Unidas. A ICAO (OACI)  avaliou 190 países signatários e classificou o “Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro” entre os cinco melhores do mundo. De acordo com a ICAO, o Brasil atingiu 95% de conformidade em procedimentos operacionais e de segurança.

Agora, foi concluída longa investigação do acidente pela Aeronáutica. Vejamos a reportagem]:

Excel Aire (dos EUA) CONSIDERADA CULPADA NA COLISÃO DO VOO 1907

Empresa norte-americana foi autuada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo por falhas que pilotos do jato Legacy cometeram

Do site “Bem Paraná”

“A empresa norte-americana ExcelAire, proprietária do jato Legacy que atingiu o Boeing da Gol em setembro de 2006, causando a morte de 154 pessoas, foi autuada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

A junta de julgamento da Aeronáutica resolveu punir a companhia em dezembro do ano passado por falhas cometidas pelos pilotos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, que estavam no comando da aeronave e continuam trabalhando na ExcelAire e American Airlines, respectivamente, uma vez que a empresa foi responsável pela contratação e pelo treinamento dos pilotos que vieram ao Brasil.

O órgão brasileiro concluiu, a partir do processo recebido da ANAC, que as atitudes dos pilotos norte-americanos que estavam sob responsabilidade da empresa ExcelAire foram determinantes para causar o acidente. Segundo a autuação, a ExcelAire infringiu os regulamentos de tráfego aéreo e permitiu que os pilotos voassem na condição RVSM (Reduced Vertical Separation Minimum/Espaço Aéreo Vertical Reduzido), não tendo autorização. Além disso, o documento também reconhece a falha de Joseph Lepore e Jan Paul Paladino quando não adotaram os procedimentos necessários referentes ao TCAS e Transponder da aeronave (equipamentos anticolisão).

As punições, que geraram uma multa, já foram encaminhadas à ExcelAire, e a empresa já apresentou defesa em janeiro deste ano. O processo está em análise pela junta de julgamento da Aeronáutica para verificar se a defesa da companhia aérea será aceita ou não. Segundo o perito em aviação Roberto Peterka, as autuações são mais um indício de que os pilotos foram culpados. “A ANAC já emitiu as infrações, que foi o que originou o processo no DECEA. Essas novas punições reforçam o veredicto brasileiro de que eles são culpados pela tragédia”, afirma.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) puniu, em abril de 2011, no seu primeiro processo administrativo, os pilotos do jato e a ExcelAire em virtude de a tripulação ter voado em RVSM (Reduced Vertical Separation Minimum/ Espaço Aéreo Vertical Reduzido). As infrações foram encaminhadas para a FAA (Federal Administration Aviation, órgão que regula a aviação nos EUA), que relatou que não tomaria nenhuma providência. A ANAC está em fase de análise da resposta. Já em setembro de 2011, em seu segundo processo administrativo, a Agência emitiu mais duas autuações aos pilotos, por voarem com o TCAS e com o Transponder desligados. As punições também foram encaminhadas ao FAA, que não se pronunciou até o momento.”

FONTE: do site “Bem Paraná”. Transcrito no portal da FAB  (http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?datan=14/02/2012&page=mostra_notimpol) [imagem do Google e introdução entre colchetes adicionadas por este blog ‘democracia&política’].

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