segunda-feira, 23 de junho de 2014

MÍDIA DESEMBARCA DA SUA TEORIA DO "CAOS NA COPA"




[OBS deste blog 'democracia&política': A imprensa brasileira (dolosamente, com fins partidários para derrotar Dilma nas eleições) desde o ano passado criou um cenário tão trágico para a realização da Copa do Mundo no Brasil, 
repetidamente descrito e previsto, que a imprensa estrangeira repercutia o tal "caos".  Amigos nossos chilenos e italianos ficaram com medo a ponto de quase desistirem da vinda ao Brasil, mesmo com suas passagens e entradas compradas e hotéis confirmados. Felizmente, desde a inauguração do "Centro de Imprensa" no RJ, antes do 1º dia no Itaquerão, jornais, revistas e TV de todo o mundo já se desmancharam de elogios sobre a alta qualidade da organização da Copa e do apoio da infraestrutura brasileira em geral. Meus amigos vieram e estão encantados com o Brasil. Agora, a imprensa brasileira cinicamente quer 'tirar o corpo fora' e diz que era a imprensa estrangeira que criava as notícias ruins...]  

Do "Brasil 247":


"Neste fim de semana, o "Estado de S. Paulo", a "Folha" e até a "Veja" reconhecem o erro [próprio?] e dos que previram caos durante o Mundial de 2014. Na "Folha": "prenúncio de que Copa seria o 'fim do mundo' não aguentou 3 dias". No "Estado": "apesar de problemas, Copa vence o caos". Em "Veja", a mesma que previa que os estádios ficariam prontos apenas em 2038: "Só alegria até agora". Será que você foi enganado pelos arautos do "Imagina na Copa"?

A mídia familiar brasileira reconhece: seus leitores foram enganados nos meses que antecederam a Copa do Mundo de 2014. Sabe aquele bordão, o "Imagina na Copa?" Ou a teoria de que "os estádios não ficariam prontos e haveria caos nos aeroportos?" Era apenas terrorismo midiático, com óbvias intenções políticas.

Não é exatamente isso o que dizem os jornais de domingo, mas, assim, poderia ser escrita a história de como grandes conglomerados de mídia desembarcaram da teoria do caos na Copa.

No "Estado de S. Paulo", a reportagem de Lourival Sant'anna informa que "apesar de problemas, Copa vence o caos". "Está tendo Copa sim e o Brasil não está fazendo tão feio", diz o texto, sem esconder sua má-vontade com o próprio País. "O resultado é surpreendente: nos pontos em que se temiam mais problemas, como os aeroportos, o transporte e a segurança pública, as coisas estão indo relativamente bem".

Na "Folha", Nelson de Sá diz que "prenúncio de que Copa seria o 'fim do mundo' não aguentou três dias". A reportagem, no entanto, transfere para a mídia internacional os ataques ao Brasil, como se veículos internacionais não formassem suas opiniões e consensos a partir do que recebem de informação da mídia nativa. "Do início do ano até a abertura da Copa do Mundo, a imagem do Brasil foi alvo de um ataque de histeria da mídia ocidental", é a frase que abre a reportagem da "Folha". Mas onde será que a mídia ocidental se informava sobre o Brasil?

Entre os profetas do caos que tiram o time de campo, até "Veja", aquela que previa a entrega dos estádios apenas em 2038, deu uma guinada. Na capa do fim de semana, o título "Só alegria até agora". No entanto, na chamada de capa, a revista adverte que é melhor aproveitar a festa, "pois legado duradouro, esqueça". Ou seja: como se estádios e aeroportos fossem desaparecer depois do Mundial.

A verdade, pura e simples, é que leitores foram enganados. E alguns que se deixaram enganados agora estão arrependidos, como a colunista Mariliz Pereira Jorge, da "Folha", que caiu na esparrela do caos, deixou de tirar férias, de comprar ingressos e de aproveitar a #copadascopas. "Chega o ano em que a Copa é no Brasil. Sempre quis uma Copa no Brasil. Vou tirar férias, passar o mês viajando pelo país, assistir a todos os jogos possíveis, fazer festa na rua, me embebedar abraçada com gente desconhecida. Broxei junto com o clima anticopa e não fiz nada para participar dela. Ela chegou e eu fiquei de fora", disse ela (leia mais aqui).


FONTE: do "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/144282/M%C3%ADdia-desembarca-da-teoria-do-caos-na-Copa.htm).[Trechos entre colchetes adicionados por este blog 'democracia&política'].

2 comentários:

Unknown disse...

Mídia comprada,aqui em Fortaleza no jogo do Brasil,14 pessoas foram assassinadas e a mídia nem comentou,ou vc quer me dizer que a globo é contra a copa..

Unknown disse...

Ao Giovane pergunto: essas mortes ocorreram por causa da Copa? No período que ocorreram, esse número significa mais do que o comum se não houvesse Copa? A mídia deveria relacioná-las com a Copa? Se não o fez, ela é comprada?
(Obs: a Globo e a grande mídia brasileira em geral eram contra a Copa. Mudaram radicalmente de atitude a partir do momento que perceberam que estavam contra o povo brasileiro, que estavam perdendo audiência e valor junto aos anunciantes e que a imprensa internacional se desmanchava de elogios.
Maria Tereza