Campanha do PSDB admite que Aécio usou aeroporto irregular, diz jornal
Segundo o "Estadão", Aloysio Nunes, vice de Aécio Neves, fez equipe elaborar documento para [tentar] justificar o ato
Do "Jornal GGN"
"A edição do 'Estadão' de quarta-feira (30) informou que a campanha tucana à Presidência da República produziu um documento "explicando" o uso do aeroporto de Cláudio, ainda não regularizado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), pelo ex-governador mineiro Aécio Neves (PSDB). Desde que a "Folha de S. Paulo" revelou, há 10 dias, que Aécio construiu o equipamento no terreno de um familiar, e próximo à fazenda de sua avó, o tucano tem evitado aprofundar as explicações sobre o caso.
De acordo com o jornal dos Mesquita, o candidato a vice-presidente Aloysio Nunes (PSDB) é o responsável por pedir a elaboração da peça e o envio ao "Estadão". O documento “Voos ocasionais para a pista de Cláudio/MG; Aspectos da legalidade” cita uma norma da ANAC que permitiria “operação ocasional” de helicópteros em aeroportos ainda não autorizados a operar, desde que o usuário “tenha tomado as providências cabíveis para garantir a segurança da operação da nave”. “Os voos realizados pelo presidenciável Aécio Neves para a pista em Cláudio foram totalmente em conformidade com a legislação vigente”,afirmaram.
A equipe de Aécio não informou se o candidato a presidente [sempre] utilizou um helicóptero ou avião para viajar à cidade. Mas, segundo argumento da ANAC, isso é indiferente, porque a norma citada pela equipe tucana “só é válida para operações realizadas exclusivamente por helicópteros (aeronaves de asa rotativa), e em helipontos ainda não homologados”. Como se sabe, Cláudio não tem um heliponto. Na condição de aeroporto irregular, só poderia receber aeronaves em casos de “emergência em voo”, para evitar acidentes ou incidentes.
Terça-feira, o PT de Minas Gerais, mais precisamente o candidato ao governo do Estado, Fernando Pimentel, provocou Aécio sobre o aeroporto construído para o “titio”. O ex-governador é responsável por autorizar a obra de R$ 14 milhões em um terreno que pertencia a seu tio-avô, ex-prefeito de Cláudio, Múcio Guimarães Tolentino.
Segundo apuração da "Folha", a desapropriação ainda é discutida na Justiça. Tolentino pede cerca de R$ 9 milhões pela área, enquanto o Estado depositou, em juízo, R$ 1 milhão. Uma nova perícia será feita para estabelecer o preço, informa o governo de Minas.
Enquanto o imbróglio persiste, a "Folha" aponta que as chaves do aeroporto de Cláudio ficam em posse da família Tolentino. Aécio, segundo informou um primo ao jornal, usa a pista sempre que passa pela cidade.
O PT nacional pede que a Procuradoria-Geral da República investigue o uso privado do local. O Ministério Público de Minas Gerais também estuda ação civil pública contra o ex-governador. A ANAC investiga o uso irregular da pista. O processo de homologação do aeroporto foi iniciado em 2011 pela Prefeitura de Cláudio junto ao órgão federal, mas ainda não foi concluído."
FONTE: "Jornal GGN" (http://jornalggn.com.br/noticia/campanha-admite-que-aecio-usou-aeroporto-irregular-diz-jornal)
De acordo com o jornal dos Mesquita, o candidato a vice-presidente Aloysio Nunes (PSDB) é o responsável por pedir a elaboração da peça e o envio ao "Estadão". O documento “Voos ocasionais para a pista de Cláudio/MG; Aspectos da legalidade” cita uma norma da ANAC que permitiria “operação ocasional” de helicópteros em aeroportos ainda não autorizados a operar, desde que o usuário “tenha tomado as providências cabíveis para garantir a segurança da operação da nave”. “Os voos realizados pelo presidenciável Aécio Neves para a pista em Cláudio foram totalmente em conformidade com a legislação vigente”,afirmaram.
A equipe de Aécio não informou se o candidato a presidente [sempre] utilizou um helicóptero ou avião para viajar à cidade. Mas, segundo argumento da ANAC, isso é indiferente, porque a norma citada pela equipe tucana “só é válida para operações realizadas exclusivamente por helicópteros (aeronaves de asa rotativa), e em helipontos ainda não homologados”. Como se sabe, Cláudio não tem um heliponto. Na condição de aeroporto irregular, só poderia receber aeronaves em casos de “emergência em voo”, para evitar acidentes ou incidentes.
Terça-feira, o PT de Minas Gerais, mais precisamente o candidato ao governo do Estado, Fernando Pimentel, provocou Aécio sobre o aeroporto construído para o “titio”. O ex-governador é responsável por autorizar a obra de R$ 14 milhões em um terreno que pertencia a seu tio-avô, ex-prefeito de Cláudio, Múcio Guimarães Tolentino.
Segundo apuração da "Folha", a desapropriação ainda é discutida na Justiça. Tolentino pede cerca de R$ 9 milhões pela área, enquanto o Estado depositou, em juízo, R$ 1 milhão. Uma nova perícia será feita para estabelecer o preço, informa o governo de Minas.
Enquanto o imbróglio persiste, a "Folha" aponta que as chaves do aeroporto de Cláudio ficam em posse da família Tolentino. Aécio, segundo informou um primo ao jornal, usa a pista sempre que passa pela cidade.
O PT nacional pede que a Procuradoria-Geral da República investigue o uso privado do local. O Ministério Público de Minas Gerais também estuda ação civil pública contra o ex-governador. A ANAC investiga o uso irregular da pista. O processo de homologação do aeroporto foi iniciado em 2011 pela Prefeitura de Cláudio junto ao órgão federal, mas ainda não foi concluído."
FONTE: "Jornal GGN" (http://jornalggn.com.br/noticia/campanha-admite-que-aecio-usou-aeroporto-irregular-diz-jornal)
COMPLEMENTAÇÃO 1:
“CONFESSO ! USEI O AECIOPORTO DO TITIO !”
E ainda tem o Tancredoporto do Papai !
Do portal "Conversa Afiada"
E ainda tem o Tancredoporto do Papai !
Do portal "Conversa Afiada"
Segundo o "Estadão, em estado comatoso, na página A6, “campanha admite que Aécio usou pista de Claudio”.
Mas, não é assim.
Tem um “mas”.
Ele confessa que usou, mas em “operação ocasional”.
Formidável.
“Ocasional”, sem autorização da ANAC.
Não é isso, Ministro Wellington ?
Quando é que o senhor vai interditar e lacrar os aeroportos do Titio e do Papai ?
(Clique aqui para ler “Cinco perguntas sobre o aecioporto. Vamos conversar, Aécio ?).
Quer dizer que esse negócio de aeroporto no Brasil virou uma esculhambação ?
E quando o Fernandinho Beira-Mar sair da cadeia ?
Vai poder construir um aeroporto e guardar a chave do cadeado, Ministro Wellington ?
E o superfaturamento da obra do Titio, que o Fernando Brito anotou ?
É assim no "choque de gestão", Governador Anastasia ?
Em tempo: o 'colonista' (*) dos múltiplos chapéus invectiva na "Fel-lha" e no "Globo" contra as desculpas esfarrapadas do Arrocho Neves sobre os aeroportos do Papai e do Titio.
Isso tem dedo do Padim Pade Cerra … Ah, isso tem !
Por falar em dedo do Cerra: de que vive o Cerra ?
(*) Não tem nada a ver com cólon. São os colonistas do PiG que combateram na milícia para derrubar o presidente Lula e, depois, a presidenta Dilma. E assim se comportarão sempre que um presidente no Brasil, no mundo e na Galáxia tiver origem no trabalho e, não, no capital. O Mino Carta costuma dizer que o Brasil é o único lugar do mundo em que jornalista chama patrão de colega. É esse pessoal aí."P.S do "Conversa Afiada": “Aécio vai construir um aeroporto no Leblon e esconder a chave” — W. M. Franco
Mas, não é assim.
Tem um “mas”.
Ele confessa que usou, mas em “operação ocasional”.
Formidável.
“Ocasional”, sem autorização da ANAC.
Não é isso, Ministro Wellington ?
Quando é que o senhor vai interditar e lacrar os aeroportos do Titio e do Papai ?
(Clique aqui para ler “Cinco perguntas sobre o aecioporto. Vamos conversar, Aécio ?).
Quer dizer que esse negócio de aeroporto no Brasil virou uma esculhambação ?
E quando o Fernandinho Beira-Mar sair da cadeia ?
Vai poder construir um aeroporto e guardar a chave do cadeado, Ministro Wellington ?
E o superfaturamento da obra do Titio, que o Fernando Brito anotou ?
É assim no "choque de gestão", Governador Anastasia ?
Em tempo: o 'colonista' (*) dos múltiplos chapéus invectiva na "Fel-lha" e no "Globo" contra as desculpas esfarrapadas do Arrocho Neves sobre os aeroportos do Papai e do Titio.
Isso tem dedo do Padim Pade Cerra … Ah, isso tem !
Por falar em dedo do Cerra: de que vive o Cerra ?
(*) Não tem nada a ver com cólon. São os colonistas do PiG que combateram na milícia para derrubar o presidente Lula e, depois, a presidenta Dilma. E assim se comportarão sempre que um presidente no Brasil, no mundo e na Galáxia tiver origem no trabalho e, não, no capital. O Mino Carta costuma dizer que o Brasil é o único lugar do mundo em que jornalista chama patrão de colega. É esse pessoal aí."P.S do "Conversa Afiada": “Aécio vai construir um aeroporto no Leblon e esconder a chave” — W. M. Franco
FONTE da complementação 1: escrito pelo jornalista Paulo Henrique Amorim no seu portal "Conversa Afiada" (http://www.conversaafiada.com.br/politica/2014/07/30/confesso-usei-o-aecioporto-do-titio/).
COMPLEMENTAÇÃO 2:
Aécio se complica ao confessar que usou aeroporto. Inclui helicóptero no meio. Seria dos Perrella?
Helicóptero flagrado pela polícia transportando 445 kg de cocaína. Pertence ao parlamentar Perrella, alçado a senador-suplente graças ao grande amigo Aécio Neves.
Helicóptero flagrado pela polícia transportando 445 kg de cocaína. Pertence ao parlamentar Perrella, alçado a senador-suplente graças ao grande amigo Aécio Neves.
Perrella e Aécio "numa boa"
Depois de passar uma semana se recusando a responder e fugindo de uma pergunta bem simples: "Usou ou não usou o aeroporto?", o senador tucano Aécio Neves (PSDB) resolver confessar: Usou!
Seu partido elaborou uma nota sob o pomposo título “Voos ocasionais para a pista de Claudio/MG; Aspectos da legalidade”, onde admite que Aécio usou o aeroporto construído quando ele era governador no terreno que era do seu tio-avô.
O problema é que o uso foi clandestino, porque o aeroporto não está autorizado ainda por falta do governo tucano de Minas providenciar documento junto ao Comando da Aeronáutica.
Enquanto isso, o público não pode usar o aeroporto, mas Aécio usa assim mesmo, como se fosse propriedade privada de sua família. Aliás essa "falta de pressa" em abrir o aeroporto ao uso público desmente a tese do tucano de que o aeroporto construído com dinheiro público foi "para atender empresas da cidade". Fica óbvio que atende é ao uso particular dele mesmo.
Os tucanos afirmam que o uso foi feito de "maneira legal" porque a agência reguladora permitiria “operação ocasional” de helicópteros.
Como é que é? Agora as perguntas que a nação brasileira quer saber são outras:
--Aécio usou jatinhos ou helicópteros, afinal de contas?
--Ou foi os dois?
--E se usou helicóptero, aquele da família do seu amigo senador Zezé Perrella, apreendido com meia tonelada de cocaína, andou fazendo uns vôos por lá também?
--O senador Aécio Neves usou ou não o helicóptero dos Perrella?
Essa explicação [do PSDB] cheira mal e piora as coisas.
A ANAC desmente o tucano e afirma que “trecho do regulamento só é valido para operações realizadas exclusivamente por helicópteros (aeronaves de asa rotativa), e em helipontos ainda não homologados”. Aeroportos não homologados só podem ser utilizados para casos de “emergência em voo para evitar incidente/acidente”.
Aécio reincide na arrogância de quem se acha acima das leis, e que pode misturar o dinheiro público com seus interesses privados impunemente e sem dar satisfações ao público.
Deveria declarar todos seus vôos irregulares e clandestinos, as cargas transportadas [Hiiii!!!], pagar as multas, assumir suas responsabilidades e devolver aos cofres públicos o dinheiro mal gasto na obra para atender à sua família, em vez de insistir em levar vantagem."
FONTE da complementação 2: do blog "Os amigos do Presidente Lula" (http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2014/07/aecio-se-complica-ao-confessar-que-usou.html)
O problema é que o uso foi clandestino, porque o aeroporto não está autorizado ainda por falta do governo tucano de Minas providenciar documento junto ao Comando da Aeronáutica.
Enquanto isso, o público não pode usar o aeroporto, mas Aécio usa assim mesmo, como se fosse propriedade privada de sua família. Aliás essa "falta de pressa" em abrir o aeroporto ao uso público desmente a tese do tucano de que o aeroporto construído com dinheiro público foi "para atender empresas da cidade". Fica óbvio que atende é ao uso particular dele mesmo.
Os tucanos afirmam que o uso foi feito de "maneira legal" porque a agência reguladora permitiria “operação ocasional” de helicópteros.
Como é que é? Agora as perguntas que a nação brasileira quer saber são outras:
--Aécio usou jatinhos ou helicópteros, afinal de contas?
--Ou foi os dois?
--E se usou helicóptero, aquele da família do seu amigo senador Zezé Perrella, apreendido com meia tonelada de cocaína, andou fazendo uns vôos por lá também?
--O senador Aécio Neves usou ou não o helicóptero dos Perrella?
Essa explicação [do PSDB] cheira mal e piora as coisas.
A ANAC desmente o tucano e afirma que “trecho do regulamento só é valido para operações realizadas exclusivamente por helicópteros (aeronaves de asa rotativa), e em helipontos ainda não homologados”. Aeroportos não homologados só podem ser utilizados para casos de “emergência em voo para evitar incidente/acidente”.
Aécio reincide na arrogância de quem se acha acima das leis, e que pode misturar o dinheiro público com seus interesses privados impunemente e sem dar satisfações ao público.
Deveria declarar todos seus vôos irregulares e clandestinos, as cargas transportadas [Hiiii!!!], pagar as multas, assumir suas responsabilidades e devolver aos cofres públicos o dinheiro mal gasto na obra para atender à sua família, em vez de insistir em levar vantagem."
FONTE da complementação 2: do blog "Os amigos do Presidente Lula" (http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2014/07/aecio-se-complica-ao-confessar-que-usou.html)
COMPLEMENTAÇÃO 3:
Aécio admite uso “legal” do aecioporto. E se complica ainda mais nas mentiras
Por Fernando Brito
"Segundo o 'Estadão', a assessoria de Aécio Neves admite que o candidato usou o aeroporto de Cláudio “de forma legal”, invocando uma resolução da ANAC que permite pouso de decolagem de helicópteros, de maneira eventual, em áreas ainda não-homologadas.
A emenda, como quase sempre, fica pior que o soneto.
A norma RBHA 91, em seu item 327, dá, de fato, essa autorização, desde que o proprietário do local (o Governo de Minas Gerais) tenha autorizado expressamente e o Serviço de Aviação Civil tenha autorizado também, previamente.
Só que não havia razão para Aécio ter usado o Aeroporto de Cláudio num vôo de helicóptero.
Porque ele tem um heliporto autorizado pela ANAC a funcionar dentro – ao lado da sede – da sua "Fazenda da Mata", a qual ele chama de seu “Palácio de Versalhes”.
Tem até prefixo de acordo com as normais internacionais da ICAO (International Civil Aviation Organization), é o SJCT, nas coordenadas 20 28 27S/44 46 58W.
Tem pista de concreto, 21 x21 metros, autorização para operar diurna e noturnamente.
Então, por que teria ido pousar de helicóptero numa área não homologada, menos de 6 km de distância?
Por que ficar se esquivando, por tantos dias e com tantos chiliques, de admitir o uso da pista, se alega que usou porque era legal?
Ora, porque não é essa a verdade, que as informações acima desmontam.
É porque o voo não foi de helicóptero, simples.
Não há prejuízo, exceto os de ordem moral, no uso do aeroporto por Aécio Neves.
Há prejuízo em ter construído com uma polpuda (e superfaturada) massa de dinheiro e, apesar disso, um aeroporto que está fechado há quatro anos, com as chaves na mão da parentalha, sem outro uso senão o de servir a si e aos amigos, além da turma do aeromodelismo.
Talvez Aécio esteja confundindo o termo “legal” com o sentido que nós cariocas, damos a ele: "Bacana, conveniente, agradável".
Legal, não é, Aécio?"
FONTE da compementação 3: escrito por Fernando Brito em seu blog "Tijolaço" (http://tijolaco.com.br/blog/?p=19523).
Aécio admite uso “legal” do aecioporto. E se complica ainda mais nas mentiras
Por Fernando Brito
"Segundo o 'Estadão', a assessoria de Aécio Neves admite que o candidato usou o aeroporto de Cláudio “de forma legal”, invocando uma resolução da ANAC que permite pouso de decolagem de helicópteros, de maneira eventual, em áreas ainda não-homologadas.
A emenda, como quase sempre, fica pior que o soneto.
A norma RBHA 91, em seu item 327, dá, de fato, essa autorização, desde que o proprietário do local (o Governo de Minas Gerais) tenha autorizado expressamente e o Serviço de Aviação Civil tenha autorizado também, previamente.
Só que não havia razão para Aécio ter usado o Aeroporto de Cláudio num vôo de helicóptero.
Porque ele tem um heliporto autorizado pela ANAC a funcionar dentro – ao lado da sede – da sua "Fazenda da Mata", a qual ele chama de seu “Palácio de Versalhes”.
Tem até prefixo de acordo com as normais internacionais da ICAO (International Civil Aviation Organization), é o SJCT, nas coordenadas 20 28 27S/44 46 58W.
Tem pista de concreto, 21 x21 metros, autorização para operar diurna e noturnamente.
Então, por que teria ido pousar de helicóptero numa área não homologada, menos de 6 km de distância?
Por que ficar se esquivando, por tantos dias e com tantos chiliques, de admitir o uso da pista, se alega que usou porque era legal?
Ora, porque não é essa a verdade, que as informações acima desmontam.
É porque o voo não foi de helicóptero, simples.
Não há prejuízo, exceto os de ordem moral, no uso do aeroporto por Aécio Neves.
Há prejuízo em ter construído com uma polpuda (e superfaturada) massa de dinheiro e, apesar disso, um aeroporto que está fechado há quatro anos, com as chaves na mão da parentalha, sem outro uso senão o de servir a si e aos amigos, além da turma do aeromodelismo.
Talvez Aécio esteja confundindo o termo “legal” com o sentido que nós cariocas, damos a ele: "Bacana, conveniente, agradável".
Legal, não é, Aécio?"
FONTE da compementação 3: escrito por Fernando Brito em seu blog "Tijolaço" (http://tijolaco.com.br/blog/?p=19523).
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