Os investimentos de R$ 4,2 bilhões na Ferrovia Norte-Sul
Do "Muda Mais"
Ferrovia Norte-Sul: Brasil interligado e produtos mais baratos para o consumidor
"O PAC investiu R$ 4,2 bilhões na criação do trecho de 855 km da ferrovia Norte-Sul entre Anápolis (GO) e Porto Nacional (TO). E você sabe por que esse investimento é tão importante? Porque é um passo a mais rumo à integração do país inteiro, com uma malha ferroviária que liga o Pará ao Rio Grande do Sul. Isso significa, entre outras coisas, reduzir os custos de transporte e, consequentemente, o preço do produto final para o consumidor e para o mercado externo, tornando o Brasil mais competitivo.
Ter alternativas para o escoamento da produção traz vários benefícios para o país. O transporte ferroviário, apesar de ter um custo de implementação mais elevado, pode resultar ser de 20% a 30% mais barato para o país, porque o que pode ser carregado em um único vagão de trem só caberia em quatro caminhões. Ou seja, a ferrovia Norte-Sul vai baixar os custos de comercialização no mercado interno, aumentar a competitividade dos produtos brasileiros no exterior, modernizar a produção agrícola, melhorar a distribuição da riqueza nacional e induzir a ocupação econômica do cerrado.
Desta forma, o Brasil caminha para um sistema ferroviário realmente competitivo. A necessidade de se modernizar a malha ferroviária brasileira hoje é visível. O país conta com apenas 30.129 km (quantidade pequena se comparada à dimensão do Brasil), sendo praticamente um terço construído na época do Império. Sua extensão é mais de 50 vezes menor que a da malha rodoviária. Mesmo assim, sua participação na movimentação anual de cargas é significativa: responde por 20,7%, enquanto a malha rodoviária tem participação de 61,1%.
Por isso, o Governo Federal trabalha para botar para funcionar a ferrovia Norte-Sul. Veja abaixo como esse projeto vai ligar o Brasil de Norte a Sul:
Do "Muda Mais"
Ferrovia Norte-Sul: Brasil interligado e produtos mais baratos para o consumidor
"O PAC investiu R$ 4,2 bilhões na criação do trecho de 855 km da ferrovia Norte-Sul entre Anápolis (GO) e Porto Nacional (TO). E você sabe por que esse investimento é tão importante? Porque é um passo a mais rumo à integração do país inteiro, com uma malha ferroviária que liga o Pará ao Rio Grande do Sul. Isso significa, entre outras coisas, reduzir os custos de transporte e, consequentemente, o preço do produto final para o consumidor e para o mercado externo, tornando o Brasil mais competitivo.
Ter alternativas para o escoamento da produção traz vários benefícios para o país. O transporte ferroviário, apesar de ter um custo de implementação mais elevado, pode resultar ser de 20% a 30% mais barato para o país, porque o que pode ser carregado em um único vagão de trem só caberia em quatro caminhões. Ou seja, a ferrovia Norte-Sul vai baixar os custos de comercialização no mercado interno, aumentar a competitividade dos produtos brasileiros no exterior, modernizar a produção agrícola, melhorar a distribuição da riqueza nacional e induzir a ocupação econômica do cerrado.
Desta forma, o Brasil caminha para um sistema ferroviário realmente competitivo. A necessidade de se modernizar a malha ferroviária brasileira hoje é visível. O país conta com apenas 30.129 km (quantidade pequena se comparada à dimensão do Brasil), sendo praticamente um terço construído na época do Império. Sua extensão é mais de 50 vezes menor que a da malha rodoviária. Mesmo assim, sua participação na movimentação anual de cargas é significativa: responde por 20,7%, enquanto a malha rodoviária tem participação de 61,1%.
Por isso, o Governo Federal trabalha para botar para funcionar a ferrovia Norte-Sul. Veja abaixo como esse projeto vai ligar o Brasil de Norte a Sul:
FONTE: do "Muda Mais", Transcrito no "Jornal GGN" (http://jornalggn.com.br/noticia/os-investimentos-de-r-42-bilhoes-na-ferrovia-norte-sul),
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