sábado, 12 de julho de 2014

ESTRANGEIROS CONTAM O QUE MAIS OS IMPRESSIONOU NO BRASIL




Estrangeiros contam o que mais os impressionou no Brasil

"Desde “estranhar” famílias de classe média com empregadas domésticas até elogios à Constituição, estrangeiros do mundo inteiro listam o que acharam mais surpreendente no Brasil.

Estrangeiros se surpreenderam com estadia no Brasil

As impressões de onze estrangeiros que estiveram no Brasil para acompanhar a Copa do Mundo:

Por Joe Bauman, dos Estados Unidos:

- Quando cheguei aqui, me perguntava por que todo mundo colocava areia na comida. Depois provei e vi que tinha gosto de bacon. E finalmente comecei a colocar farofa em tudo.

- Os brasileiros bebem muito. Todos os compromissos sociais envolvem amigos e cerveja.

- Achei estranho ver que muitas famílias de classe média têm empregadas domésticas. Nos EUA, só os ricos têm. Fiquei um pouco desconfortável de ver que uma estranha iria fazer minha cama, lavar minha roupa ou preparar meu café da manhã.

- Os brasileiros adoram dar comida para as visitas. É a forma de eles cuidarem de você.

- Fiquei impressionado de saber que os adultos são obrigados a votar. Nos Estados Unidos, temos taxas vergonhosamente baixas de comparecimento nas eleições.

- Fiquei maravilhado com as belezas naturais. As montanhas, as praias, a vegetação, tudo é diferente de onde eu moro. Não podia acreditar que existisse um parque do tamanho do da Tijuca dentro de uma grande cidade como o Rio.

- Fiquei impressionado de saber que foram criadas tantas Constituições no país e que a versão atual recebeu tantas emendas. É muito diferente da Constituição americana, que é muito antiga e foi modificada poucas vezes.

- Achei meio nojento ver que aqui jogam o papel higiênico na lixeira [e não no vaso sanitário]. Não fica um cheiro ruim?

- Aqui passam muitos programas de TV americanos, mas tudo da década de 1990. Achei engraçado ver que os brasileiros adoram o seriado “Friends”, que não vai ao ar nos EUA há mais de dez anos.

- As brasileiras parecem adorar os gringos. Estranho, né? Mas achei isso ótimo. Aliás, minha parte favorita do Brasil, com certeza, foram as brasileiras. Eu me apaixonei. Mais de uma vez. Certamente, voltarei um dia ao Brasil para encontrar minha futura mulher.

- O coração e a alma deste país maravilhoso são os brasileiros. Eles queriam me mostrar tudo e se certificar de que eu tivesse uma boa experiência – e eu certamente tive!

Por Florent Garnerot, do Canadá:


- Na praia, os brasileiros ficam de frente para o sol, e não para o mar. Achei interessante!

- Os brasileiros se encontram, bebem juntos e dividem a conta. No Canadá, cada um paga o que consome.

- Aqui, os casais se beijam e demonstram afeto em público, o que não acontece no Canadá.

- As mulheres sempre usam joias, maquiagem… Elas se arrumam muito.

- Quando quero encontrar um amigo no Canadá, preciso planejar com pelo menos uma semana de antecedência. Eles precisam falar com suas mulheres etc. No Brasil, isso é muito mais espontâneo.

Por Mohamed Moulkaf, da Argélia:

- Na Argélia, não há mulheres que dirigem motos.

- Quase todas as lojas daqui parcelam as compras em várias vezes sem juros. Gostei disso. Dá para pagar o mesmo preço dividindo até em dez meses.

- Os seguranças de banco aqui andam armados. Lá, não é assim.

Por Luka Jesih, da Eslovênia:

- Os brasileiros falam alto, quase gritando, e muito rápido.

- Vocês comem muito. Muito mesmo. Passei uma semana com uma família brasileira e sempre tinha alguma comida ou fruta na mesa.

- Na Europa, tudo é mais calmo. No Brasil, quando as pessoas cantam o hino, dá para vê-las chorando, cantando muito alto e com muita emoção.

Por Kyle Dreher, do Canadá:

- Quando você conhece alguém, dá dois beijinhos na bochecha. Isso é muito diferente do aperto de mão que a gente dá no Canadá.

- Adorei o queijo coalho com orégano na praia! E o milho também! Todo dia eu comia.

- No Brasil, as pessoas aproveitam mais a vida e o presente que no Canadá. Lá, todo mundo é muito focado em trabalho, dinheiro e status.

Por Rodrigo Escobar Rebolledo, do Chile:

- A amabilidade, a forma de receber as pessoas, a alegria e a simplicidade do povo brasileiro foram o que mais me chamou a atenção. Fomos tão bem recebidos em Cuiabá, que isso me marcou. Você perguntava algo e te indicavam tudo, te convidavam para churrascos.

- Vocês sempre têm um sorriso para mostrar. Nós, chilenos, também somos acolhedores, mas somos mais sérios, formais, calados.

- As garotas são lindas, carinhosas e simpáticas.

- Os brasileiros são muito relaxados, mais até do que se deve, às vezes. A turma marca de se encontrar “amanhã às 10h” e ninguém aparece.

Por Adam Burns, David Bewick e Pete Johnston, da Inglaterra:

- Achamos estranho ver que aqui vocês comem coração de galinha.

- Os brasileiros são muito vivos e cheios de energia. Vocês se mexem muito, estão sempre se mexendo.

- Vocês também sorriem muito.

Por Richard Diaz, do Chile:

- Fiquei surpreso de ver como é rápido fazer amigos aqui, tanto na favela quanto nos condomínios mais exclusivos.

- Percebi que os homens são muito machistas. Eles tratam as parceiras como empregadas deles, especialmente em relação às tarefas domésticas.

Por Lukas Bärtschi, da Suíça:

- Foi ótimo ver todo mundo na rua usando roupas amarelas, desde uma senhora idosa com chapéu do Brasil a uma criança com a camisa da Seleção.

- Ficamos surpresos de ver como tudo foi bem organizado. O ônibus para o estádio, as informações para o aeroporto, tudo funcionou muito bem.

- Muita gente ao menos se esforçava para falar inglês. Quando estive no Brasil antes, há seis anos, ninguém falava nem uma palavra.

- Foi muito especial ver que cada estádio servia a comida típica da região. E todas eram muito gostosas.

- As pessoas são todas alegres e te recebem de braços abertos.

Por Elsa Saks, da Estônia:

- Arroz com feijão. No início pensei: “É sério isso?”. Mas acabei achando superdelicioso.

- Pão de queijo. Tão bom! Adorei.

- Músicos não são pagos pelo bar onde tocam, mas pelo couvert que os clientes pagam.

- Brasileiros jantam tarde. É normal comer às 10 horas da noite.

- Os brasileiros não são bons em pontualidade.

Por Daniel Lane, da Inglaterra:

- Os brasileiros muitas vezes usam roupas muito apertadas.

- As pessoas chegam atrasadas para tudo.

- Vocês abraçam muito mais.

- Vocês falam “Boa Praia!” Para as pessoas.

- As pessoas são bem mais religiosas – geralmente nós só somos religiosos quando queremos muito uma coisa, por exemplo que nosso time avance na Copa do Mundo.

Por George Woolley, dos EUA:

- As pessoas aplaudem o pôr do sol na praia do Rio. Isso nunca aconteceria nos EUA.

- Poder beber cerveja em público também é algo que não acontece nos Estados Unidos, exceto em lugares como Nova Orleans.

- O fato de que as pessoas são tão felizes por estarem vivas é algo muito diferente e palpável."

FONTE: do "
Pragmatismo Político". Transcrito no portal "Vermelho"   (http://www.vermelho.org.br/noticia/245597-10).

11 comentários:

Unknown disse...

Ainda bem que nenhum deles precisou do SUS

Unknown disse...

Giovane,
Felizmente, não precisaram, mas seria interessante se conhecessem o SUS, pois não há esse apoio gratuito de saúde universal nos países deles. Até nos EUA, quem não tem plano de saúde, não tem onde recorrer. Ainda falta muito para o SUS ser satisfatório. Ainda mais depois que o PSDB, o DEM e o PPS cortaram os recursos advindos da CPMF. Essa contribuição era individual e relativamente ínfima, mas no somatório era substancial para melhorar o SUS. Acabaram com a CPMF porque ela tinha o benefício colateral de permitir identificar mais facilmente os grandes sonegadores. Graças à CPMF, foi descoberto que seis dos dez maiores movimentadores de dinheiro no Brasil se declaravam à Receita Federal "pobres", "isentos de contribuição"... Esses sonegadores venceram, extinguiram no Congresso a CPMF, com o apoio da grande mídia (também sonegadora) e da atual oposição.
Maria Tereza

Unknown disse...

Sou usuario do SUS,todo os meses enfrento 5 horas de fila pra receber uma caixa e remédios,antes de sair defendendo o governo procure atendimento em um hospital public
o no RJ!

Unknown disse...

Ao Giovane,
Que bom que você, mesmo esperando horas na fila, recebe remédios do SUS. E de graça!
Em geral, nos outros países, você poderia esperar meses e não receberia doação de remédios!
Ainda devemos aprimorar mais ainda o apoio gratuito de saúde universal brasileiro, para que não ocorram casos de espera como o seu.
Maria Tereza

Unknown disse...

Legal vamos nos nivelar por baixo,e nao é de graça,eu pago impostos e muito,e em muitos países esses remédios chegam em casa,e tem mais tenoh tempo pra passar na fila,tenho informaçao pra saber regularizar sempre os documentos necessarios q sao centenas,e todo mes quando vou la vejo velhinhos voltaram pro interior do estado sem remedio por falta de uma assinatura,ou por falta do remedio,ou de algum documento!

Unknown disse...

Ao Giovane,
Você tem razão em querer mais e melhor. Contudo, repito o que já lhe comentei: ainda falta muito para o SUS ser satisfatório. A solução ficou mais difícil depois que o PSDB, o DEM e o PPS cortaram os recursos advindos da CPMF. Essa contribuição era relativamente ínfima para o indivíduo, mas no somatório era muito substancial para melhorar o SUS. A oposição acabou com a CPMF porque ela tinha o benefício colateral de permitir identificar mais facilmente os grandes sonegadores. Graças à CPMF, foi descoberto que seis dos dez maiores movimentadores de dinheiro no Brasil se declaravam à Receita Federal "pobres", "isentos de contribuição"... O sindicato dos procuradores da Fazenda já publicou que o total da sonegação no Brasil alcança mais de R$ 400 bilhões por ano. Esse roubo anual equivale a 50 vezes a tudo que foi gasto com os estádios da Copa. Esses sonegadores venceram. Com seu poderoso e bilionário lobby, compraram a imprensa e parlamentares da oposição e conseguiram extinguir no Congresso a CPMF. Isso com total apoio da grande mídia (também sonegadora) e da atual oposição. Os inconvenientes que hoje você sofre no SUS devem-se em grande parte a essa vitória dos sonegadores.
Maria Tereza

Aparecido disse...

Temos que concordar que muito melhorou e muito piorou (corrupção, superfaturamento de obras, excesso de impostos, juros absurdos, inflação chegando com força, etc - Devemos buscar sempre o melhor e de maneira neutra e apartidária. Pelas respostas, me parece uma defesa clara e evidente do governo que ai esta!

Unknown disse...

Ao Aparecido,
Pela sua resposta, vê-se que ela está impregnada pela campanha da direita para voltar ao poder. Essa campanha que usa a grande mídia baseia-se em hipócritas falsidades. Exemplos que você citou:
1) "corrupção" e "superfaturamento". Eram muito maiores nos gigantescos e multibilionários escândalos das subfaturadas privatizações (estrangeirizações), na compra de votos para manter FHC/PSDB/DEM no poder, na autenticada pela PF "Lista de Furnas" para financiar campanhas políticas demotucanas com recursos públicos, no mensalão do PSDB etc, tudo engavetado, abafado e mantido impune pela Justiça, PGR, STF, e com inação da PF.
2)"Excesso de impostos: FHC/PSDB-DEM elevou a carga tributária de 25% para 35%; Lula e Dilma somente de 35% para 36%.
3) "Juros absurdos": a taxa básica SELIC foi elevada por FHC/PSDB para o estratosférico nível de 45%!
4) "Inflação chegando com força": FHC/PSDB passou o governo para Lula com a inflação descontrolada, fortemente crescente e já no nível de 12,5%. Desde então, ela é decrescente e está há muitos anos na faixa máxima de 6,5%.
Vejo muita incoerência nessa campanha feroz e desligada da verdade, há 12 anos conduzida pela direita estrangeira e nacional para a volta da supremacia do mercado sobre o Estado no Brasil.
Maria Tereza

Unknown disse...

Tipico militante doente,"pq no passado houve corrupçao,nós nao temos culpa" e se aliar ao maluf e sarney?

Unknown disse...

Ao Giovane,
Felizmente, os casos de corrupção nos governos Lula e Dilma têm sido investigados pela PF/MJ e demais órgãos do governo como CGU, TCU, MP. São exaustiva e repetidamente divulgados e amplificados pela mídia e os culpados processados e condenados. Nada disso ocorria nos governos PSDB-DEM-PPS. Tudo era engavetado e abafado. Quanto a Sarney, ele foi líder no senado do governo FHC/PSDB-DEM.
Um detalhe: naquela época, para a direita e sua mídia, o por você citado Sarney era "grande estadista". Passou a virar demônio ao apoiar o governo PT...
É difícil perceber esses maquiavelismos da "mídia do mercado", que consegue fazer a cabeça de muitos desavisados.
Maria Tereza

Unknown disse...

Tereza sempre votei no PT..mas não sou cego igual a vc,que acha tudo uma maravilha,nao importa o que a Mídia diz,Lula dizia que Maluf era ladrão e decia está atras das grades e agora são aliados!