quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

EUA E ISRAEL QUEREM ATACAR O IRÃ COM MENOR RISCO DE PERDAS

A TENTATIVA DO IRÃ EM MELHORAR SUA DEFESA AÉREA, DEVIDO ÀS FREQUENTES AMEAÇAS DE ATAQUES DAS POTÊNCIAS ATÔMICAS EUA E ISRAEL, CAUSA TENSÃO ENTRE A RÚSSIA, ISRAEL E OS EUA.

Após a invasão norte-americana no Iraque em busca da garantia no suprimento de petróleo, o Irã, grande produtor, sabe que é a “bola da vez”.

Vejamos a seguinte notícia que li no portal UOL lá postada com informações da Folha Online, France Presse e Associated Press:

PARA EVITAR TENSÃO COM OS EUA, RÚSSIA HESITA EM ENTREGAR SISTEMA ANTIAÉREO AO IRÃ

A Rússia hesita em entregar ao Irã os sistemas antiaéreos S-300, uma medida que pode prejudicar os esforços de aproximação com o novo governo dos Estados Unidos, tem dúvidas sobre a, informa o jornal "Kommersant".

"A Rússia não tem no momento a intenção de entregar seus sistemas [antiaéreos] ao Irã para não impedir o diálogo com a nova administração americana", afirma o jornal.

O governo americano, do presidente Barack Obama, deve inaugurar novos esforços para tentar acabar com o controverso programa nuclear iraniano e evitar que o o país se torne uma nação militar com potência de atacar o seu principal aliado na região, Israel.

Segundo fontes diplomáticas e militares, este será o principal tema da visita do ministro iraniano da Defesa, Mostafa Mohamad Najar, que se reunirá nesta terça-feira com o colega russo, Antoli Serdiukov.

"O contrato de entrega do S-300 pode ser assinado a qualquer momento. No entanto, para isto é necessária uma decisão política que ainda é aguardada", afirmou uma fonte ao Kommersant.

O Irã está tentando há tempos convencer a Rússia a vender o sistema S-300 de defesa aérea, mas enfrenta o discurso contrário de Israel --que tenta convencer Moscou a não vender o sistema que pode servir de escudo em possível contra-ataque israelense.
Rússia negou reiteradamente que pretende vender o sistema a Teerã, contudo, o jornal afirma que Moscou já assinou o contrato de US$ 800 milhões com o Irã. Um legislador iraniano afirmou que a entrega do sistema já começou.”

Nenhum comentário: