“A Embraer encerrou o primeiro semestre com um total de 96 aeronaves entregues, uma a menos que no mesmo período do ano passado. A empresa informou ontem que no último semestre foram entregues 21 Phenom, aeronaves de menor valor agregado, se comparadas aos jatos comerciais, que custam entre US$ 32,5 milhões e US$ 42 milhões. Os jatos executivos Phenom custam entre US$ 3 milhões e US$ 3,5 milhões.
No segundo trimestre de 2009 a Embraer entregou 56 aeronaves para os segmentos de aviação comercial, executiva e de defesa, quatro a mais que no mesmo período de 2008. Houve um aumento de US$ 100 milhões na carteira de pedidos em relação ao primeiro trimestre. No acumulado até o dia 30 de junho a carteira de pedidos firmes da companhia somava 340 aeronaves, avaliadas em US$ 19,8 bilhões. O valor é 4,37% inferior ao do primeiro semestre de 2008.
O diretor-presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado, disse, em entrevista recente, que as vendas continuam muito baixas e que ainda é cedo para afirmar que o pior da crise já passou, pois o mercado permanece estagnado e sem perspectiva de recuperação a curto e médio prazos. "O ponto positivo é que, apesar da crise, o mercado se estabilizou, e não tivemos mais nenhum pedido de cancelamento ou de adiamento de entrega de aeronaves."
O executivo descartou a possibilidade de uma nova redução no seu quadro de funcionários, apesar dos fortes rumores de novas demissões em massa, que nas últimas semanas tem se difundido entre os funcionários da fábrica de São José dos Campos. "Os boatos são absolutamente inverídicos e sem fundamento. Já fizemos o ajuste que era necessário em fevereiro", afirmou. Por conta da crise no mercado mundial de aviação, a Embraer demitiu mais de 4 mil empregados, cerca de 20% do seu efetivo.
Entre os destaques de vendas da Embraer no segundo trimestre deste ano está o contrato com a KLM Cityhopper, subsidiária regional da KLM, que adquiriu sete jatos do modelo 190. A companhia holandesa tem ainda 11 opções de compra para jatos da Embraer. Outro contrato importante assinado este ano foi com a Austral Líneas aéreas da Argentina, que comprou 20 aeronaves 190, mas o valor do negócio, segundo a Embraer, ainda não foi incluído na carteira de pedidos firmes do trimestre. Cada jato 190 custa em torno de US$ 38 milhões.
No segmento de defesa o destaque foi para os contratos assinados com a Força aérea Brasileira (FAB) e a Marinha do Brasil. Para a primeira a Embraer irá desenvolver e fabricar a aeronave de transporte militar KC-390 e, no caso da Marinha, o acordo prevê a modernização de 12 jatos.
Ontem a Embraer recebeu a notícia da sua vitória na concorrência pública para o fornecimento de três aeronaves do modelo 190 à Tassili Airlines, da Argélia. O memorando de entendimento deverá ser assinado hoje, mas o contrato, segundo a Embraer, só será firmado nas próximas semanas. A Boeing também foi beneficiada nessa concorrência e irá fornecer quatro aeronaves do modelo B737-800 para a companhia aérea.”
FONTE: reportagem de Virgínia Silveira, no jornal Valor Econômico, em 08/07/2009.
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