A GRANDE IMPRENSA BRASILEIRA DEU PEQUENO DESTAQUE E ATÉ PUBLICOU QUE LULA FOI PASSEAR EM PARIS
"Segundo a wikipedia, o “Prêmio pela paz Félix Houphouët-Boigny” recebido pelo Presidente Lula foi criado em 1990 pela UNESCO "para honrar pessoas e atividades de entidades públicas ou privadas, ou instituições que deram uma significativa contribuição para promover, buscar, salvaguardar ou manter a paz em conformidade com a Carta das Nações Unidas e a Constituição da UNESCO."
O prêmio possui o nome de Félix Houphouët-Boigny, ex-presidente da Costa do Marfim. É entregue anualmente, podendo não ser conferido. O prêmio é de 122 mil euros, sendo dividido em partes iguais no caso de vários vencedores.
O único brasileiro que recebeu o prêmio foi o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Transcreve-se a seguir texto do portal UOL:
PRESIDENTE PORTUGUÊS FELICITA LULA POR PRÊMIO DA UNESCO
“Lisboa, 7 lul (Lusa) - O presidente português, Aníbal Cavaco Silva, felicitou nesta terça-feira o presidente Lula pela atribuição do prêmio da Unesco Félix Houphouët-Boigny, frisando a "inestimável contribuição" que Lula da Silva tem dado à promoção da paz.
Numa mensagem divulgada no site da presidência da República, Cavaco Silva endereça "calorosas felicitações" ao seu homólogo brasileiro, considerando que a atribuição do prêmio vem reconhecer o "inestimável contributo" que tem dado "à promoção dos valores da paz, da democracia, da defesa dos direitos do Homem, da igualdade e da justiça social, bem como a luta que vem travando pela erradicação da pobreza".
"É motivo de uma especial satisfação que este prêmio distinga um amigo que conhecemos bem, cujos esforços ultrapassaram fronteiras e merecem, muito justamente, o reconhecimento da comunidade internacional", lê-se ainda na mensagem.
No comunicado, Cavaco manifesta ainda a convicção que o prêmio constituirá um importante incentivo a todos os que trabalham em favor da "edificação de sociedades mais justas e de uma ordem internacional mais pacífica e harmoniosa".
O presidente Lula recebeu hoje em Paris o prêmio da Unesco Houphouet-Boigny, numa cerimônia em que foram realçadas as suas qualidades a favor da paz e justiça.
Presentes na cerimônia estiveram vários chefes de Estado e governo de todo o mundo, entre os quais o primeiro-ministro português José Sócrates.
O prêmio para a Paz Houphouet-Boigny 2008 foi atribuído a Lula "pela sua ação a favor da procura da paz, do diálogo, da democracia, da justiça social, da igualdade de direitos, assim como pela sua grande contribuição na erradicação da pobreza e a proteção do direito das minorias".
O troféu foi criado em 1989 e é atribuído anualmente pela Unesco para agraciar personalidades, instituições e organizações que contribuíram de uma forma determinante para a promoção, procura ou manutenção da paz, tendo em consideração a Carta das Nações Unidas e a Constituição da Unesco.
O prêmio inclui um cheque de 122 mil euros, uma medalha em ouro e um diploma assinado pelo diretor-geral da Unesco".
FONTE: portal UOL em 07/07/2009.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário