sexta-feira, 30 de outubro de 2009

NOTA OFICIAL SOBRE O DESAPARECIMENTO DE AERONAVE DA FAB



Nota 4 - 30/10 (07h05) - Desaparecimento de aeronave da FAB

"O Comando da Aeronáutica informa que as buscas à aeronave C-98 prosseguiram durante esta madrugada sem, até o momento, avistamento ou sinais do avião desaparecido. Atuaram o helicóptero HM-3 Cougar (do Exército Brasileiro) e o avião R-99 (da FAB), dotada de sensor para varredura térmica.

O helicóptero HM-3 Cougar do Exército Brasileiro decolou às 23h03 (horário local), de Tabatinga com destino à Cruzeiro do Sul (AC), realizando a rota inversa realizada pela aeronave desaparecida. O HM-3 pousou à 1h38 (horário local).

A aeronave R-99 decolou às 2h10 (horário local) para realizar o primeiro padrão de buscas. O avião decolou novamente às 4h10 (horário local) para realizar um segundo padrão de buscas.

Neste momento, sete aeronaves da FAB e uma do Exército Brasileiro participam das buscas: dois helicópteros H-60L BlackHawk, um helicóptero HM-3 Super Cougar (Exército), um KC-130 Hércules, um SC-95 Bandeirante, dois C-105 Amazonas e um R-99.

Meteorologia – Eram boas as condições meteorológicas no horário do desaparecimento da aeronave e prosseguem nessa situação neste momento.

Brig Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica"

FONTE: publicado hoje (30/10) no site www.fab.mil.br.

ATUALIZAÇÃO:

AVIÃO DESAPARECIDO É ENCONTRADO: DOS 11, HÁ 9 SOBREVIVENTES


Publicado há 10 minutos no portal UOL:

"O avião C-98 Caravan da FAB (Força Aérea Brasileira) que desapareceu ontem na Amazônia foi encontrado no meio da floresta nesta sexta-feira (31). De acordo com a assessoria de imprensa da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), há nove sobreviventes. Ao todo, 11 pessoas viajavam na aeronave.

Segundo nota do Comando da Aeronáutica, a aeronave foi encontrada nesta manhã por índios da tribo Matis, que notificaram a Funai (Fundação Nacional do Índio) sobre a descoberta. A Força Aérea já iniciou a operação de resgate.

O C-98 Caravan encontra-se entre as aldeias Aurélio, do povo Matis, e Rio Novo, dos Murugos, próximo a um afluente do rio Javari."

Nenhum comentário: