quarta-feira, 24 de março de 2010

CÂMARA MANIFESTA APOIO A CUBA CONTRA O EMBARGO DOS EUA

"Câmara aprova solidariedade a Cuba contra embargo norte-americano

O Plenário da Câmara aprovou ontem (23) moção de apoio a Cuba e contra o embargo econômico dos Estados Unidos àquele país. A moção também manifesta apoio a cinco cubanos presos nos Estados Unidos e pede o fim das prisões realizadas na base militar norte-americana de Guantánamo, assim como seu fechamento e a devolução do território a Cuba.

O líder da bancada do PT, deputado Fernando Ferro (PE), favorável à moção, afirmou que existe uma campanha internacional para tentar desestabilizar o governo cubano, numa afronta aos princípios da autodeterminação dos povos.

"Temos relação de amizade e diplomática com Cuba e não temos porque aceitar essa pressão e essa campanha internacional que objetiva claramente derrubar o governo de Cuba. Não podemos aceitar esse tipo de campanha de desmoralização que setores conservadores internacionais estão promovendo e querem nos envolver neste debate", explicou Ferro.

Na avaliação do líder petista, a forma como o assunto chegou ao plenário da Casa tem a ver, inclusive, com a recente visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Cuba. "A oposição no Brasil quis tentar vincular o presidente Lula a Cuba, de uma maneira pejorativa", destacou Ferro.

Em visita oficial à ilha caribenha, no mês passado, um dia após a morte de Orlando Zapata Tamayo, preso em Havana desde 2003, depois de quase três meses de greve de fome, o presidente Lula lamentou a morte do preso político, "sem emitir juízo enquanto chefe de Estado para condenar a nação", ressaltou o líder Fernando Ferro.

"Lamentavelmente, setores da oposição se aproveitaram daquele infortúnio da morte de uma pessoa em greve de fome para transformar isso numa luta política e, evidentemente, tentar passar suas ideias, sua posição sobre o governo de Cuba. Não podemos aceitar essa vertente utilizada neste debate", acrescentou Ferro."

FONTE: publicado hoje (24/03) no site www.pt.org.br.

2 comentários:

Probus disse...

Ha ha ha... conheço Fernando Ferro, ele não dá murro em ponta de faca!!!
Tive o prazer de ir em sua festa democrática do Pátio de São Pedro, em Recife. Lá, também estavam, João Paulo, Isaltino Nascimento, Mauricio Hands e a prefeita perfeita, Luciana Santos.

Maria Tereza, um presentinho, agora, para usted...

ELETROBRÁS

http://www.fernandoferro.com.br/pronunciamentos/resumos/eletrobras

Unknown disse...

Prezado Eugênio,
Gostei de conhecer o blog de pronunciamentos do deputado Fernando Ferro.
Maria Tereza